Dono da rede varejista Zara, o bilionário espanhol Amancio Ortega passou o fundador da Microsoft, Bill Gates, e se tornou o homem mais rico do mundo na quarta-feira, 7. O levantamento promovido pela revista Forbes, que realiza anualmente o ranking dos mais ricos, aponta que Ortega alcançou a fortuna de 79,5 bilhões de dólares, depois de suas ações subirem 2,5% na bolsa – isso equivale a acréscimo de 1,7 bilhão. Bill Gates agora é o segundo mais rico, com fortuna estipulada em 78,5 milhões.
Em outubro de 2015, Ortega já havia passado Gates pela primeira vez, mas só durante alguns minutos. As ações da Inditex, holding do espanhol, sofreram depreciação logo após a ultrapassagem.
Filho de um ferroviário de La Corunha, Ortega iniciou sua carreira como funcionário de uma loja na sua cidade. Ele começou seu negócio com menos de 100 dólares, com sua esposa Rosalia Mera, produzindo lingerie e pijamas na sala de casa.
A primeira oparição de Ortega na lista foi em 2001, quando ele acumulava 6,6 bilhões de dólares. Naquele ano, Gates já era o homem mais rico do mundo, com 58,7 milhões de dólares.