Imposto

Donos de lotes vagos em Goiânia devem pagar ITU até a próxima segunda-feira (21)

Pagamento à vista gera desconto de 10% do valor total

Os proprietários de 123 mil lotes vagos em Goiânia devem pagar até a próxima segunda-feira (21), o Imposto Territorial Urbano (ITU) de 2019. Os donos de áreas não edificadas que realizarem o pagamento à vista recebem desconto de 10% do valor total.

Os contribuintes podem ainda parcelar o imposto em 12 vezes.  As guias para pagamento do tributo podem ser emitidas via internet, por meio do site da Prefeitura de Goiânia em uma das três unidades Atende Fácil ou na rede Vapt Vupt da capital.

No caso do ITU, não há envio de boletos às residências dos contribuintes. De acordo com informações da prefeitura, até a data do vencimento as guias podem ser pagas em qualquer agência bancária, casas lotéricas, caixas eletrônicos, Banco Postal e aplicativos para smartphone.  A não quitação ou o não pagamento da primeira parcela até o dia 21 de janeiro configura inadimplência, conforme o Código Tributário Municipal, e o atraso gera multa de 2%, mais acréscimo de 0,33% por dia corrido. Atrasos superiores a 90 dias resultam em negativação do nome dos devedores.

“Os cidadãos precisam refletir sobre a importância de pagar tributos, de estar adimplente em relação às obrigações fiscais. O valor que deixa de ser arrecadado falta à população, à cidade, por isso intensificamos as ações de combate à sonegação. O objetivo da Secretaria de Finanças não é colocar dinheiro no cofre, é construir a cidade”, afirma o secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo.

Segundo a prefeitura, este ano houve um reajuste de 4,39% devido ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ao todo, as 123 mil inscrições territoriais devem a cidade mais de R$ 173,7 milhões. A estimativa é de que haja arrecadação de cerca de R$ 105 milhões.