Em Goiânia, encontro debate os benefícios e a reputação do leite
Classificado como alimento de alta densidade nutricional, o leite contém mais nutrientes do que calorias.…
Classificado como alimento de alta densidade nutricional, o leite contém mais nutrientes do que calorias. É rico em vitaminas (A, B2, B12, C D e E), minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio, além de representar a melhor fonte de cálcio dietético, beneficiando a saúde óssea e dos dentes. As proteínas do leite têm um excelente perfil de aminoácidos, muitos essenciais para o organismo em todas as fases da vida. Estes são alguns dos benefícios do leite para a saúde humana. Entretanto, existem questionamentos por parte de algumas classes em relação às vantagens que o leite proporciona para a população. O tema ‘Benefícios e Reputação do Leite’ será debatido durante mesa redonda no 2º Encontro Estadual dos Empreendedores do Leite, que será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, em Goiânia (GO).
A gestora de Projetos #bebamaisleite, Ana Paula Menegatti, será uma das palestrantes da mesa redonda. Ela defende o consumo de leite e explica que o preconceito que existe, atualmente, em relação ao alimento pode ter surgido na década de 1970, quando os Estados Unidos publicaram diretrizes para incentivar a restrição desse nutriente – provavelmente por ser rico em gordura saturada, que, por décadas, ocupou o posto de pior inimiga do coração. “Conceito hoje, considerado equivocado e ultrapassado. Outra possibilidade, é uma frase que ouvimos muito: o homem é o único mamífero que toma leite na idade adulta. Isso é verdade, mas também o único que toma Chopp, que cozinha os alimentos antes de comer e que consegue ordenhar as vacas. De leite para um gatinho adulto e ele vai adorar”, reforça.
Ela enfatiza que o perigo está na troca que as pessoas fazem. “Quem tira leite e derivados dificilmente coloca outras fontes de proteína no lugar, mas sim de carboidrato. O iogurte é substituído por pão, o leite dá espaço para os sucos e por aí vai. Pesquisas recentes têm mostrado os prejuízos causados por sua retirada das dietas, como redução do crescimento, osteoporose e deficiências nutricionais”, afirma.
Ana complementa que é muito difícil consumir todos os nutrientes que a pessoa necessita sem incluir leite na dieta. “É a principal fonte de três dos quatro componentes que são considerados, juntamente com a fibra, nutrientes relacionados à saúde pública: o cálcio, o potássio e a vitamina D. Outros alimentos ricos em cálcio, como as verduras verde-escuras, por exemplo, possuem substâncias, como os fitatos e taninos, que reduzem a absorção do mineral”, destaca.
Debates
Além da mesa redonda ‘Benefícios e Reputação do Leite’, serão discutidos temas como importância do gerenciamento no sucesso em empresas produtoras de leite, sequenciamento do genoma de raças leiteiras, qualidade do leite e aproveitamento industrial, ferramenta de ganhos de produtividade, mercado e consumo, etc.
Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, o encontro é importante, pois aproxima o produtor de assuntos como tecnologia, empreendedorismo, inovação e mercado. “Não é fácil conduzir atividade leiteira em Goiás. São vários os desafios enfrentados no dia a dia no campo. Por isso, o evento traz a oportunidade de orientar, principalmente o produtor, a melhorar produção, produtividade e eficiência, aproveitar da tecnologia em benefício do negócio rural, além de abordar tendências de mercado”, enfatiza.
Voltado para produtores, empreendedores, profissionais, técnicos, estudantes e demais pessoas ligadas à cadeia leiteira em Goiás, o evento busca discutir assuntos que permeiam a rotina de quem empreende e movimenta o setor de pecuária leiteira no estado. Os interessados em participar do encontro poderão se inscrever por meio do site: (1º dia – parte mais técnica) http://gatheros.com/evento/ii-encontro-estadual-de-empreendedores-do-leite-1o-dia-2017-tecnicos/ e (2º dia) – http://gatheros.com/evento/ii-encontro-estadual-de-empreendedores-do-leite-2o-dia-2017/.
A inscrição é gratuita. A estimativa é que mil pessoas participem do evento.