Empresa bélica dos Emirados Árabes terá unidade instalada em Anápolis
Previsão é de que sejam gerados cerca de 1.250 empregos diretos e indiretos com a consolidação do projeto
O governador Marconi Perillo oficializou nesta quinta-feira (10) os entendimentos para que a indústria de armas Caracal International LLC seja implantada em Goiás, dizendo que quer rapidez da parte do governo de Goiás para destravar os caminhos que garantirão a instalação. A decisão foi oficializada durante reunião realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira com o CEO da empresa, Hamad Salem Al Almeri, e representantes da Delfire Indústria e Comércio de Extintores, parceira no empreendimento.
A empresa Delfire Indústria e Comércio de Extintores, com sede no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), já havia firmado acordo com a Caracal International LLC para a instalação de uma planta industrial da empresa em Goiás e aguardava a autorização oficial do governador Marconi Perillo, que foi dada hoje. A iniciativa tem o apoio do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) e da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP).
A Caracal é dedicada à produção de armamentos e munições exclusivas para forças de segurança pública do Brasil e com atenção voltada para o mercado da América Latina. Ela está planejada para entrar em funcionamento em aproximadamente 12 meses a partir deste acordo. A previsão é de que sejam gerados cerca de 1.250 empregos diretos e indiretos com a consolidação do projeto.
De acordo com o memorando de entendimento, as duas empresas se comprometem a trabalhar para viabilizar a instalação de uma indústria da Caracal no Brasil buscando a aprovação inicial do governo brasileiro (Ministério da Defesa) para a fabricação de armamentos. Também se comprometem a construir um plano de viabilidade para o empreendimento. As partes irão elaborar um projeto para o início das atividades da indústria, primeiramente para produção de peças e avançando para a fabricação de armas.
Abertura comercial
A Caracal representa uma quebra de paradigmas por ser a primeira indústria bélica a ser instalada no Estado. “Vocês são muito bem-vindos. Os Emirados são hoje um exemplo de eficiência, competência e qualidade para o mundo. No que depender do meu apoio e da abertura do Governo, tudo faremos para que esse projeto tenha o mínimo de tropeço e de burocracia. Os senhores contem com todo o profissionalismo da nossa equipe, desburocratização e facilitação. Não é tradição goiana perder bons parceiros e bons negócios”, afirmou Marconi.
Durante a apresentação, Hamad Salem Al Almeri, agradeceu a abertura comercial do Governo de Goiás. “É uma honra estarmos aqui hoje. Estamos animados em estarmos no Estado de Goiás. Agradecemos ao senhor governador pelo seu tempo. Vamos trazer para o Brasil todo o nosso conhecimento e tecnologia em armamentos”, disse.
Chefe de Operações da Caracal, Robert Hirt, fez uma apresentação dos armamentos que serão produzidos em Goiás. “O presidente deu completo apoio para que possamos iniciar esse projeto. E muito em breve vamos consolidá-lo em Goiás. A Caracal não é apenas uma produtora de armas, ela consegue prover os produtos que ela cria. Fazemos manutenção e treinamento para os nossos clientes”, explicou.