Televisão

Empresário vai licenciar canal da CNN no Brasil

Fundador da MRV vai presidir conselho de administração do novo grupo

O empresário Rubens Menin, fundador da construtora MRV, lançará ainda este ano a CNN Brasil, depois de negociar com a empresa americana um contrato de licenciamento. O canal de notícias 24 horas, que negociará a veiculação em operadoras de TV por assinatura e em plataformas digitais, está previsto para começar a funcionar no segundo semestre de 2019. A operação será tocada por Douglas Tavolaro, que era vice-presidente de Jornalismo do grupo Record.

Pelo acordo feito com a CNN International Commercial, que é uma das divisões da Turner International, o canal brasileiro terá acesso ao conteúdo produzido pela empresa americana. Menin ficará como presidente do Conselho de Administração da nova empresa, e Tavolaro, como o principal executivo. Os dois se apresentam como cofundadores do novo grupo de mídia.

Os valores que serão necessários para a empreitada não foram divulgados, mas, de acordo com Menin, serão contratados cerca de 400 jornalistas, que irão atuar em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Também estão previstos correspondentes, mas os locais não foram informados. Ainda segundo a nota, os canais CNN Internacional e CNN en Español, que já fazem parte dos pacotes de diversas TVs por assinatura, não estão incluídos no contrato de licenciamento e continuarão disponíveis no Brasil.