Faeg lança Expopec 2017
Exposição, que tem o objetivo de discutir tecnicamente a pecuária de corte de Goiás, será realizada de 23 a 26 de março, em Porangatu
Tecnologias para produção de carnes bovina, suína e ovina no Centro-Oeste. Esse é o foco da segunda edição da Expopec 2017, evento que foi lançado na tarde desta quinta-feira (2) na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O evento, que é uma exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, será realizado de 23 a 26 de março, em Porangatu.
A feira trará em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shoppings de cavalos, visitas técnicas, vitrines da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades. “Em Goiás, temos algumas feiras voltadas para a agropecuária, extremamente consolidadas, mas sentíamos falta de discutir tecnicamente a pecuária de corte do nosso Estado, por isso surgiu a Expopec”, disse o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.
Otimista, José Mário explica que a expectativa dos organizadores é receber cerca de 10 mil produtores e negociar R$ 50 milhões durante os três dias do evento. “O próprio Banco do Brasil já destinou parte dos recursos do FCO para que sejam financiados diretamente na Expopec. A Caixa Econômica Federal e outros bancos privados também estarão presentes e gerará grande volume de negócios”, ressaltou o presidente da Faeg.
Importância
O presidente do Sindicado Rural (SR) de Porangatu e também segundo vice-presidente institucional da Faeg, Gustavo Dourado, ressalta a responsabilidade e missão da Expopec, que se propõe a trazer o que a pecuária tem de melhor ao produtor rural. Ele reforça a importância que Porangatu tem dentro da pecuária de corte no Estado. “Nosso município é conhecido como a capital goiana do bezerro de qualidade. O coração sertanejo do Brasil, por isso, sinto-me honrado em sediar a segunda edição da Expopec, evento nacional, em prol da pecuária de corte”, afirma.
O diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, agradeceu a oportunidade de participar de eventos como a Expopec. “O evento nos permite adquirir mais conhecimento em torno da pecuária. Com toda certeza, permite que o produtor se torne mais competitivo em seus negócios e com isso melhore sua produtividade”, sinaliza.
Participaram do lançamento representantes de instituições e entidades como Sindicato Rural de Porangatu, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Goiás (Fundepec), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Superintendência Federal da Agricultura, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), Associação Goiana de Suinocultura (AGS), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), além de demais parceiros do evento e imprensa.