Economia

Goiás perde duas posições em ranking de competitividade

Goiás perdeu duas posições no ranking de competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança…

Goiás perdeu duas posições no ranking de competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Economist Intelligence Unit e a Tendências Consultoria. O Estado, que saiu do 10º lugar em 2015 para 12º este ano, foi ultrapassado por Mato Grosso e Roraima.

O levantamento destaca 10 pilares, sendo que o da Infraestrutura foi o mais mal avaliado, ficando na 24º posição, entre os 27 estados avaliados. O custo e a qualidade da energia elétrica e o custo do saneamento básico continuam puxando a queda, mas o destaque foi para a qualidade das rodovias que cairam do 9º lugar registrado em 2015 para o 16º no ranking este ano. A disponibilidade de vôos diretos também despencou da 4º posição para a 13º.

Em Goiás, a Seguraça Pública não apresentou mudanças significativas entre 2015 e 2016, mas um dado é destacado na pesquisa: o Estado ocupa há dois anos a 2º posição no ranking nacional em segurança patrimonial. Já na segurança pessoal, Goiás permanece em 21º lugar.

No pilar da Eficiência da Máquina Pública também não houve alteração. O destaque é para o índice de comissionados, que permanece na 25º posição do ranking. Já o custo do judiciário conseguiu sair do 8º lugar em 2015 para o 4º neste ano.

Pilar  Posição no Ranking
Potencial de mercado 
11º
Infraestrutura  24º
Capital Humano  17º
Educação 
Sustentabilidade Social
Segurança Pública  15º
Solidez Fiscal  16º
Eficiência da Máquina Pública 14º
Inovação 16º
Sustentabilidade ambiental