CLIMA

Incêndios florestais devastam ilhas da Grécia e Turquia

Incêndios florestais estão consumindo e devastando vegetações de ilhas da Grécia e Turquia. O fogo já…

Incêndios florestais estão consumindo e devastando vegetações de ilhas da Grécia e Turquia. O fogo já fez com que milhares de habitantes saíssem da ilha grega de Eubeia, a segunda maior do país, no último domingo (8) com a ajuda de balsas. O combate às chamas entraram no 13º dia e até equipes do Exército aderiram ao combate para tentar controlar a situação. Até o momento, duas pessoas morreram. A Grécia vive a maior onda de calor em 30 anos.

De acordo com o G1, o incêndio florestal ameaça a capital Atenas e a região histórica de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos. O primeiro-ministro grego disse que o país vive um verão de pesadelos. O presidente da Câmara do Comércio de Atenas, Konstantinos Michalos, de 61 anos, foi uma das vítimas fatais. Ele morreu após tentar ajudar a combater o fogo perto da fábrica que possuía, com um ataque cardíaco causado, muito provavelmente, pela inalação de fumaça e exposição próxima ao fogo, segundo especialistas.

Nações enviam ajuda contra incêndios florestais

Outras nações como França, Suíça, Espanha e Egito enviaram bombeiros para ajudar a apagar o fogo. Além disso, a Turquia, país vizinho, que também sofre com os incêndios florestais e que conseguiu diminuir o fogo. “A batalha continua”, disse o vice-ministro grego da Proteção Civil, Nikos Hardalias, anunciando “mais uma noite difícil” para os bombeiros.

Fogo intenso na Ilha de Eubeia, na Grécia

Enquanto na Turquia a maioria dos incêndios estava controlada neste domingo, o fogo que dominava a ilha de Eubeia continua a gerar sérias preocupações. “Nos próximos 40 anos não teremos trabalho e no inverno nos afogaremos nas águas, sem florestas para nos proteger”, declarou desesperado Yannis Selimis, um morador de Gouves, no norte de Eubeia, cujos habitantes tiveram que ser evacuados.

Combate aos incêndios florestais entra no 13º dia. Até o momento, duas pessoas morreram (Foto: reprodução/G1)

“Estamos nas mãos de Deus. O Estado está ausente. Se as pessoas forem embora, as cidades com certeza vão queimar”, acrescentou o homem de 26 anos.

As chamas também atingem Poloponeso, que fica no Sudoeste da Grécia. Um helicóptero evacuou um bombeiro ferido no Norte de Atenas; ele tentava apagar um foco reavivado. Já na ilha jônica de Zakynthos, um avião hidrante caiu enquanto apagava um pequeno incêndio, mas seu piloto conseguiu escapar em segurança.

Incêndios causam 10 mortes: 2 na Grécia, 8 na Turquia

Além dos dois mortos na Grécia, oito pessoas morreram na Turquia. Os especialistas relacionam as altas temperaturas às mudanças climáticas.
Combate ao incêndio entra no 13º dia. Até o momento, duas pessoas morreram
Incêndios provocaram a morte de duas pessoas na Grécia. Ilha de Eubeia é a mais afetada (Foto: reprodução/G1)

 

*Com informações da G1 e CNN