PROJETO

Iporá vai produzir mandioca para fazer cerveja de Goiás

A cidade de Iporá vai fornecer mandioca para a produção de cerveja goiana. Nesta quinta-feira…

A cidade de Iporá vai fornecer mandioca para a produção de cerveja goiana. Nesta quinta-feira (19), produtores rurais do município se reúnem com representantes da Ambev e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) para debater a comercialização do produto, a partir das 14h.

Destaca-se, o projeto Cerveja de Mandioca é desenvolvido por meio da parceria entre o Governo de Goiás e a cervejaria Ambev. Pelo lado do Governo Estadual participam a Seapa, a Emater e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS).

Em 2020, quando o projeto começou a ser executado, a cervejaria Ambev adquiriu 300 toneladas de mandioca e lançou uma marca de cerveja regional a partir dessa produção. O projeto de cerveja regional foi criado inicialmente para atender pequenos agricultores do Nordeste de Goiás, região mais atingida pela pandemia e com mais goianos em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Produção de cerveja de mandioca

Segundo o prefeito Naçoitan Leite, esse será mais um incentivo aos produtores rurais da cidade para aumentarem a produção as rendas. “Temos uma terra muito rica aqui em nossa Iporá, por isso temos que aproveitar essa grande oportunidade”, destaca.

Ele afirma, ainda, que a cerveja produzida com a mandioca é goiana, então, “nada mais justo do que usarmos a matéria-prima também de nosso Estado”.

Ainda sobre a reunião, os representantes vão orientar os agricultores como cultivar a mandioca para esses produtores locais. Destaca-se, Iporá reúne grande número de pequenos produtores familiares, que além da produção da bovinocultura leiteira, também trabalham com cultivo de mandioca, arroz, milho, soja, banana e piscicultura.