Multinacional chinesa que lidera mercado de motores terá filial em Itumbiara
Instalação ocorre após missão do governador Ronaldo Caiado a China
Itumbiara, a cerca de 208 km de Goiânia, vai receber a instalação multinacional chinesa Weichai. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) fará o anúncio nesta quinta-feira (8), às 10h, na sede fabril da Stemac, localizada na BR-153, no município.
A instalação ocorre após missão do governador a China, em novembro do ano passado. Sobre a Weichai, a companhia é conhecida internacionalmente como o principal grupo multinacional de equipamentos industriais da China. Além disso, é líder no mercado global de indústria de motores e faz parte do grupo Shandong Heavy Industry, que é detentor de marcas como Baudouin Moteurs, PSI, Sinotruk, entre outras. A unidade será a primeira na América Latina.
De acordo com o governo estadual, o início das operações será em parceria com a Stemac Grupos Geradores. Na primeira fase, o foco será de importação, comercialização e assistência técnica de motores a diesel e gás natural. Depois, deve ocorrer a produção local de caminhões, ônibus, máquinas de construção e agrícolas, bem como novas tecnologias de propulsão e mobilidade.
A viagem ao país asiático incluiu quatro cidades com o intuito de atrair investimentos para o Estado. Entre eles, Weifang. No local, a comitiva visitou a Weichai. Já naquele momento houve sinalização para a instalação em Itumbiara. “Estamos tornando Goiás referência em tecnologia ao produzir os melhores produtos em nosso Estado, com a possibilidade de abastecer o mercado da América Latina”, disse o governador Ronaldo Caiado, à época.