Japão faz primeiro transplante de pulmão de doador vivo para paciente com Covid
Mulher foi submetida a uma operação que durou 11 horas, por uma equipe médica de 30 pessoas
No Japão, uma mulher que teve os pulmões afetados pela Covid-19 recebeu o primeiro transplante de pulmão do mundo feito por doadores vivos para um paciente recuperado do vírus.
O Hospital Universitário de Kyoto disse que a operação foi feita por uma equipe médica de 30 pessoas e durou cerca de 11 horas. A cirurgia aconteceu na última quarta-feira (7).
É de conhecimento dos médicos que a Covid-19 pode causar graves danos aos pulmões. Pacientes em todo o mundo receberam transplantes de pulmão como parte de sua recuperação da doença.
Segundo informado pelo hospital de Kyoto ao site CNN, este caso foi o primeiro em que tecido pulmonar foi transplantado de doadores vivos para um paciente Covid-19.
“A cirurgia deu esperança aos pacientes que sofrem de graves danos pulmonares causados pelo vírus. Agora temos a opção de transplantes de pulmão (de doadores vivos)”, disse o cirurgião torácico Dr. Hiroshi Date.
A paciente, que não teve o nome revelado, contraiu Covid-19 no final de 2020 e ficou meses em um equipamento que funcionava como um pulmão artificial, segundo o Hospital da Universidade de Kyoto. A Covid causou tantos danos aos pulmões da paciente que eles não funcionavam mais.
De acordo com a unidade de saúde, transplantes de doadores com morte cerebral ainda são raros no país, e doadores vivos ainda são a melhor opção.
O marido e o filho que doaram parte dos pulmões estão em condições estáveis e a mulher continua em cuidados intensivos. Segundo ao hospital, a paciente deve ganhar alta em cerca de dois meses.
O Hospital Universitário de Kyoto anunciou que realizou o primeiro transplante mundial de tecido pulmonar de doadores vivos para uma paciente com grave lesão pulmonar causada pela COVID-19.https://t.co/5sQjUrKA9V
— Dia a dia no Japão 🇯🇵 (@tt_diaadia) April 9, 2021
*Com informações da CNN