Joe Biden recebe primeira dose de vacina contra coronavírus
Presidente eleito recebe injeção em evento ao vivo, no mesmo dia em que a vacina da Moderna começa a ser distribuída nos Estados Unidos
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu a sua primeira dose de uma vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira (21) em um hospital em Newark, Delaware, no mesmo dia em que a segunda vacina aprovada no país, da Moderna, começou a ser aplicada. Biden recebeu a vacina da Pfizer em um evento transmitido ao vivo pela televisão, como forma de aumentar a confiança pública na segurança do imunizante.
Ao ser vacinado, Biden afirmou que “o governo Trump merece crédito pela vacina”. O atual mandatário americano investiu bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de imunizantes. Biden também disse que “não há nada a temer” sobre a vacina.
— Não quero furar fila, mas quero ter certeza de que mostraremos ao povo americano que é seguro tomar — disse Biden.
A próxima primeira-dama, Jill Biden, foi vacinada pela manhã. O casal agradeceu aos profissionais de saúde nas instalações onde receberam as injeções, disse seu novo secretário de imprensa.
— Nós devemos muito aos profissionais da saúde, nós devemos muito a vocês — disse Biden à enfermeira Tabe Masa, responsável pela injeção, após ser vacinado.
O número de mortos pelo coronavírus se aproxima de 320 mil nos Estados Unidos.
Assim como a vacina da Pfizer, a da Moderna também exige uma segunda dose. Ela é mais fácil de ser armazenada, no entanto.
Biden estabeleceu a meta de distribuir 100 milhões de vacinas nos primeiros 100 dias de seu governo.
Biden e sua mulher se somaram a uma lista crescente de líderes políticos que compartilham vídeos ou fotos sendo vacinados, em um esforço para aumentar a confiança pública na eficácia e segurança das vacinas que foram autorizadas para uso emergencial.
Na sexta-feira, o vice-presidente Mike Pence, sua mulher, Karen, e o cirurgião-geral, Jerome Adams, tomaram a vacina diante das câmeras.
“As vacinas são a forma como derrotamos esse vírus”, tuitou o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, republicano do Kentucky, após receber sua primeira injeção na sexta-feira.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, democrata da Califórnia, também compartilhou fotos de sua vacinação, lembrando o público de continuar a seguir as diretrizes de distanciamento social e usar máscaras enquanto a vacina está sendo distribuída nos próximos meses.
Em outros países, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também já foi vacinado, também diante das câmeras.