O vice-governador José Eliton deu início nesta quarta-feira (07/12) a uma série de conversas com agentes do Estado, representantes classistas, sociedade civil organizada e entidades para tratar da aplicação de recursos e convênios do governo, dentre eles os obtidos por meio da privatização da Celg, cerca de R$ 1 bilhão. Pela manhã ele manteve reunião com superintendente executivo de Desenvolvimento regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Pedro Ivo de Campos Faria. Na sequência, encontrou-se com o presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), Jayme Rincón.
Rincón entregou um relatório de obras do governo do Estado, que entrará no plano de aplicação de convênios e recursos, parte deles oriundos da privatização da Celg. “Não queremos pulverizar esses investimentos, por isso faremos um levantamento – no qual ouviremos vários segmentos da sociedade e a população goiana – para juntos definirmos onde esses recursos serão aplicados no sentido de impactar no desenvolvimento econômico e social de cada região do Estado”, relata o vice-governador.
Para José Eliton, é fundamental que todos esses segmentos estejam envolvidos no processo estratégico de aplicação dos valores, que obedecerá a uma agenda de desenvolvimento e convênio do governo do Estado com todas as prefeituras. “Esses recursos não serão pulverizados como quando venderam Cachoeira Dourada”, pontua o vice-governador.
Ao lado do governador Marconi Perillo, Eliton assumiu na última semana a coordenação de aplicação desses recursos, que além do leilão da distribuidora energética de Goiás, são oriundos de repatriação – retorno de valores obtidos de forma lícita ao país –, e também de superávit dos cofres do Estado, conseguidos por meio do ajuste fiscal promovido pelo governador em 2014.
Prioridades
“Estamos a discutir, primeiro, o plano interno do governo, por meio de reuniões com todos os secretários de governo de áreas que têm execuções de obras e, assim, fazer um mapeamento acerca de todo portfólio de obras que está em execução”, relata Eliton ao dissertar sobre as prioridades. De acordo com ele, o governador Marconi já estabeleceu como diretriz primeira da locação de recursos para investimentos e o impacto que essas obras causarão no processo de desenvolvimento do estado.
“Assim, cada secretário apresenta o rol de investimentos que está sendo realizado em suas respectivas pastas. Ao pontuar cada obra, já faz a avaliação de impacto no processo de desenvolvimento”, afirma. José Eliton atesta que, a partir dessa análise, serão reunidas as informações e, com isso, o grupo gestor discutirá com o governador Marconi Perillo acerca das obras que serão contempladas dentro dos recursos disponíveis para execução nos anos de 2017 e 2018.
Para José Eliton, o objetivo principal é fazer com que Goiás esteja pronto para o novo processo de desenvolvimento, a partir da aplicação correta desses recursos. “É preciso aproveitar muito bem esses investimentos, de modo que a população sinta efetivamente os resultados práticos, não só na inauguração da obra, mas em decorrência da sua utilização”.
Posterior às conversas com o superintendente executivo de Desenvolvimento Regional da SED, Pedro Ivo, e com o presidente da Agetop, Jayme Rincón, Eliton participou, ao lado do governador Marconi Perillo e da primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, de encontro com profissionais da imprensa goiana. Durante conversa com jornalistas, ocorrida no Palácio das Esmeraldas, o vice-governador reforçou as medidas que já estão sendo tomadas para que o processo de parcerias e convênios seja amplamente discutido, a exemplo da participação de membros do Ministério Público Estadual.
No início da tarde, o vice-governador José Eliton esteve no Auditório Mauro Borges onde, ao lado do governador Marconi Perillo e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Maronezi, participou da solenidade de lançamento do novo Crédito Produtivo e da cartilha de passo a passo para abertura de novos negócios. Na ocasião, a Goiás Fomento fez entrega de cheques para empreendedores que já estão habilitados e disponibilizou equipe para sanar dúvidas e orientar os empreendedores.