Jovens promovem evento colaborativo de marcas próprias em Goiânia
No Jardim - projeto de economia criativa - reúne 13 empreendedores, em Goiânia, no próximo sábado. Programação se inicia às 15h, no restaurante Pitanga
Talento e criatividade são as armas escolhidas por empreendedores goianos para driblar a crise financeira e gerar renda e novos empregos. No próximo sábado (18), 13 jovens promovem o evento “No Jardim – Economia Criativa”, a partir das 15h, no restaurante Pitanga Sabor e Equilíbrio, no Jardim Goiás.
Esta será a segunda edição do projeto, que tem como proposta compartilhar experiências e produtos de fabricação própria com preços acessíveis. Quem passar pelo local vai conferir novidades de moda, design, decoração e gastronomia. Descontraído, o evento oferece set musical especial com o Dj Mário Pires, bar de drinques e doces gourmet, além do cardápio saudável do restaurante.
A fashion designer Lud Castro, uma das organizadoras do evento, afirma que este modelo colaborativo estimula as vendas. Na primeira edição do No Jardim, que ocorreu em fevereiro, as expositoras comercializaram, em média, 40% a mais do que costumam registrar em um final de semana comum. “O primeiro evento foi um sucesso, mais de 300 pessoas visitaram a exposição dos nossos produtos”.
Segundo a chef e proprietária do Pitanga, Bianca Borges, o segundo evento será ainda melhor porque, com a experiência da primeira edição, houve uma preparação diferenciada para o público e expositores. “Acreditamos que a unir os sonhos aos modelos de negócios conseguimos pensar de forma diferente, empoderar as pessoas e fazer com que dê certo para todo mundo. Por isso, o nosso lema é plante os seus sonhos e deixem que eles cresçam”.
Mercado
O modelo de negócios proposto pelo projeto também atraiu o interesse de uma empreendedora de Berlim, na Alemanha. A cenógrafa e estilista Letycia Rossi vai apresentar, no próximo sábado, em Goiânia, o trabalho que realiza fora do país com o Miniatura Brechó, uma boutique infantil, que prega o desapego e consciência da sustentabilidade ao comercializar itens de vestuário para crianças de zero a 14 anos.
De acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), esses jovens goianos estão colaborando para o fortalecimento da economia criativa. Um novo segmento econômico que já movimenta 2,6% do PIB brasileiro, o que corresponde a cerca de R$ 380 milhões por ano. Para o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, a criatividade se tornou um ativo que vem fazendo a diferença nas empresas.
“Vamos continuar mostrando o nosso trabalho, expondo peças autênticas, criativas e exclusivas para um público, que busca algo novo e diferente e gosta de estimular os negócios originais de Goiânia. Vamos fechar bons negócios e fortalecer a economia local”, afirma Lud Castro.