O Zoológico de Vandalur anunciou na sexta-feira (4) a morte de uma leoa, vítima de covid-19. Segundo o parque indiano, um surto do vírus acometeu mais oito indivíduos da espécie, que foram colocados em quarentena e estão recebendo tratamento especializado.
O surto foi percebido pela equipe do zoológico na quinta-feira (2), quando a leoa apresentou secreções nasais. Os veterinários do local pouco puderam fazer, visto que a doença avançou rapidamente e causou a morte do animal logo na noite seguinte.
De acordo com o site local The Hindu, após a confirmação de que a leoa havia contraído a covid-19, os outros animais do recinto receberam diagnóstico positivo para o vírus, apresentando um total de nove resultados positivos diante de apenas dois negativos.
Cinco dos leões que testaram positivo tiveram perda de apetite e tosse ocasional. Todos aqueles que apresentaram o vírus em seu organismo foram transferidos para o Instituto Nacional de Doenças de Alta Segurança, onde estão em quarentena e recebendo tratamento de especialistas já vacinados.
Durante a pandemia vários casos de covid-19 estão sendo relatados em animais. Na Índia, por exemplo, oito leões do Zoológico de Nehru testaram positivo para o vírus no mês passado, mas não apresentaram sintomas graves e estão totalmente recuperados.