Lojas e shoppings de Goiânia comemoram balanço de vendas em dezembro
Embora a pandemia tenha imposto restrições à realização de festas de Natal e limitado a…
Embora a pandemia tenha imposto restrições à realização de festas de Natal e limitado a circulação de pessoas, o comércio varejista de Goiânia celebra bons resultados. Gerentes, donos de loja e funcionários de shoppings ouvidos pela reportagem do Mais Goiás, nesta quinta-feira, afirmam que as metas estipuladas para o mês de dezembro foram quase todas batidas.
Deyvison Souza, gerente da Imaginarium do Goiânia Shopping, conta que, apesar do atual cenário pandêmico, a expectativa de vendas para o mês de dezembro era grande. E foi superada, segundo ele. A loja tem uma diversidade de opções para presente de amigo secreto foi alvo de clientes que gastaram até 20% a mais do que o esperado.
[olho author=””]”Muitas pessoas vieram na loja e compraram presentes caros. Esse mês foi de muita evolução. Além das vendas físicas, também tivemos muita vendas online, de pessoas que não quiseram sair do conforto de casa para adquirir o presente”, afirma.[/olho]
Essa mudança do cliente físico para virtual também teve uma crescente nesse ano. Segundo ele, em anos anteriores, a entrega de produtos nas casas das pessoas passava de seis a sete neste período. Neste ano, o delivery dobrou. Por isso, ele acredita que essa variação deva continuar no próximo ano, tido a incerteza do cenário.
“A gente tem esperança de voltar tudo ao normal, mas sabemos que será uma ano com muitas dúvidas. E, por isso, nos preparamos com cursos e evoluímos 10 anos em relação a atendimento virtual pois muitas pessoas preferem isso. Comprar e ter o produto entregue na sua casa”, explica.
Mês surpreendente
Sapato é uma boa escolha de presente? Sempre, segundo a opinião de Cynara de Souza de Brito. Mas ela também é suspeita em falar. Gerente da Arezzo, ela afirma que esse mês também superou a expectativa de vendas e que a loja já atingiu 99% da meta.
[olho author=””]”Os três últimos dias é tido como o ‘boom‘ de vendas dentro do mês, que é o mais importante para o comércio. Como foi surpreendente as vendas realizadas nesses últimos dias, a expectativa é que muitas pessoas ainda venham atrás de presentes que estão dentro do orçamento delas”, explica.[/olho]
A loja também passou por adaptação de vendas online. Cynara afirma que as expectativas também foram superadas com “índices de vendas jamais esperados”. A demanda foi tamanha que teve que ter a escolha entre as vendas físicas ou virtuais. “Não demos conta da demanda e tivemos que dar um tempo na venda pelo site. A gente está tendo fila na porta para entrar na loja para comprar os produtos. Claro, com as orientações necessárias”, explica.
Cynara também acredita que 2021 será um ano incerto e, por isso, o maior desafio é trazer os clientes para continuar comprando. “A gente tem a expectativa que tudo volte ao normal, mas sabemos que isso não será de imediato. Por isso, nos preparamos para que o cliente fique perto da gente e suprir a sua exigência”.
Flamboyant
O superintendente de operações do Flamboyant, Reynaldo Abreu Filho, também considerou positivo o movimento dos últimos dias no centro de compras, que contou com horário estendido.
[olho author=””]“A expectativa para hoje não é diferente. Com toda segurança que o momento exige, esperamos um bom fluxo de clientes que, além de nossas opções gastronômicas, aproveitarão para fazer as compras de última hora”, explica Reynaldo.[/olho]
Buriti Shopping
No principal shopping de Aparecida de Goiânia, foi percebido um comportamento diferente dos clientes esse ano. Guilherme Hara, gerente de marketing do Buriti Shopping destaca que as compras de última horas sempre é um hábito das pessoas, mas que, com a extensão de horário de funcionamento, isso quase não irá acontecer esse ano.
[olho author=””]”As pessoas adoram presentear e estamos com uma boa expectativa com relação às vendas de hoje. Com as medidas para garantir maior tranquilidade e segurança para o nosso público como o horário estendido e o controle do fluxo de pessoas, percebemos que em comparação ao ano anterior está mais diluído ao longo da semana. O movimento esteve maior nas últimas semanas, quando estendemos o horário de funcionamento e está superior à média dos meses anteriores, o que também é normal para o período”, diz.[/olho]
Vale lembrar que as lojas nos shoppings estarão abertas até às 18 horas desta quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), apenas as áreas de alimentação funcionarão.