Mais de 3.300 produtos têm divergência de preços no comércio em Goiânia, aponta Procon Goiás
A operação De Olho na Divergência de Preços, realizada pelo Procon Goiás desde o início…
A operação De Olho na Divergência de Preços, realizada pelo Procon Goiás desde o início deste mês, intensificou as fiscalizações na capital e constatou que mais de 3.300 itens estavam expostos à venda ao consumidor com divergência de preços. Foram visitados mais de 25 estabelecimentos comerciais, como supermercados, shoppings, drogarias e lojas – cosméticos, vestuários etc. Ao todo, 25 empresas foram fiscalizadas, das quais 20 foram autuadas por apresentarem divergências de preços e responderão processo administrativo.
O Decreto nº 5.903/2006, em seu art. 2º, diz que os preços de produtos e serviços deverão ser informados adequadamente, de modo a garantir ao consumidor a correção, clareza, precisão, ostensividade e legibilidade das informações prestadas. Este mesmo decreto em seu artigo 9º, inciso 7º estabelece como prática infrativa atribuir preços distintos para o mesmo item ou produto.
A Lei Federal nº 10.962/2004, em seu art. 5º, diz que no caso de divergência de preços para o mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor pagará o menor dentre eles.
De acordo com o Procon Goiás, o consumidor precisa comparar os preços dos produtos informados pelo fornecedor na gôndola / etiqueta, com os preços dos mesmos produtos ao passar pelo caixa, e em caso de divergência, exigir o cumprimento da lei: que seja cobrado o menor preço.
Os consumidores que desejarem, podem fazer suas reclamações e denúncias pelo Disque Denúncia 151, para quem mora em Goiânia, e no número (62) 3201-7100 para consumidores que moram no interior do Estado.
Reclamações e denúncias podem ser realizadas nos guichês de atendimento do Procon Goiás, em suas unidades dos Vapt-Vupts e/ou na sede do órgão, localizado na Rua 8, nº 242, no Centro de Goiânia. Se preferir o consumidor também poderá optar pelo atendimento via internet.