Mineradora que opera em Mara Rosa anuncia R$ 1 bi de investimento em Goiás
Mina tem capacidade instalada para produzir 80 mil onças de ouro anuais durante os atuais 12 anos de vida do projeto
A mineradora britânica Hochschild Mining, que opera em Mara Rosa, investiu R$ 1 bilhão em Goiás, referente à implementação da Unidade Mara Rosa, concluída no primeiro semestre. A informação foi confirmada, na segunda-feira (21), pelo governo do Estado.
A mina tem capacidade instalada para produzir 80 mil onças de ouro anuais durante os atuais 12 anos de vida do projeto. Agora, a extração total de minério bruto deve passar de 7 mil para 8 mil toneladas por dia.
“Um investimento tão expressivo impulsiona significativamente a economia goiana, reforçando a posição do estado como um grande polo mineral, gerando ainda mais empregos para a população e desenvolvimento para a região”, destaca o secretário Joel de Sant’Anna Braga Filho, titular da pasta de Indústria e Comércio de Goiás.
Sobre a operação em Mara Rosa, a aquisição foi concluída em 1º de abril de 2022. Naquele mesmo semestre, teve início a construção, que foi concluída no começo deste ano. Inclusive, a primeira produção ocorreu nos seis meses iniciais de 2024. Além disso, a empresa já gerou 1,6 mil empregos desde sua implementação.
Atualmente, Goiás é uma das principais regiões mineradoras do Brasil. Como destaque, a extração de cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. A mineração só perde para grãos e carnes entre os segmentos mais importantes do Estado.