Economia

Não dá mais pra segurar: explode inflação!

Salário não dá conta mais de custear o básico e, enquanto isso, Paulo Guedes vai ficando mais rico com seus dólares em offshore

Ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto: Divulgação)

A inflação rompeu a simbólica barreira dos dois dígitos nos últimos 12 meses. O preço geral está 10,25% mais caro quando se observa de setembro de 2020 até hoje. No último mês, o reajuste geral foi de 1,16%. O último setembro com índice maior que esse foi o de 1994. O dragão da inflação voltou a infernizar a vida do brasileiro.

Saudade de ir para Disney? Saudade do dólar a R$1,80? Saudade daquela festa danada, minha filha? Pois é. Mas para Paulo Guedes a economia está bombando. Esse é o caminho que o “jênio” considera virtuoso para o país. Com esse cara no Ministério da Economia, estamos lascados.

Mas ele é espertão. Não vai deixar seu suado… Bem, suado não é o termo mais preciso, especulado fica melhor. Vou reformular: seu especulado dinheirinho à mercê da política econômica que ele mesmo implementa. Melhor criar uma offshore e mandar quase 10 milhões de dólares para um “paiseco” qualquer da América Central.

O fim daquilo que Guedes chamou de festa danada deixou o próprio uns 50 milhões de reais mais rico. É, nessa crise, até que daria para encher uns dois tanques de gasolina.

Olha, se a coisa não apertou ainda para seus lados, considere-se um sujeito de sorte. Na vida do brasileiro comum sobra mês para o salário. Os boletos vêm cada vez mais caros, encher o tanque virou artigo de luxo e manter a geladeira com alguma coisa é para quem tem offshore em paraíso fiscal.

E se você entende isso como culpa dos governadores ou do SFT, eu até gostaria de tentar mudar sua opinião, mas trabalho com jornalismo e não com religião. Só com muita fé para cair nesse papinho furado.

Com toda a tragédia social de brasileiros passando fome e mendigando ossos em açougues, Bolsonaro vai dar um pé na buda de Guedes? Improvável. A sabujice do ministro perante os devaneios presidenciais é tamanha que ele vai ficando.

E quanto mais ele fica, mais pobre a gente fica.

Vontade danada de ter um bom punhado de dólares numa offshore qualquer por aí, viu…

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Divulgação