Navio naufraga com 18 tripulantes no Golfo do México
Até a última atualização, apenas seis pessoas foram resgatadas
Seis pessoas foram resgatadas após um barco comercial com 18 pessoas ter naufragado durante uma tempestade, ocorrida na tarde de ontem (13), no Golfo do México, informou o jornal The New York Times. Outros 12 tripulantes da embarcação seguem desaparecidos.
O barco elevador com cerca de 39 metros de comprimento naufragou a cerca de 12 km do Porto Fourchon, localizado no estado norte-americano da Louisiana. Após o naufrágio, um porta-voz da Seacor Marine, especializada em transporte marítimo, confirmou que a embarcação pertencia à empresa.
A notificação de emergência foi atendida pela Guarda Costeira dos EUA, via rádio, por volta das 16h30 (horário local). De acordo com um relatório do incidente, “várias tripulações” captaram a mensagem de socorro e foram até a localização do barco para ajudar os náufragos.
Quatro pessoas foram tiradas da água pelas tripulações solidárias. Dois navios da Guarda Costeira também entraram em cena e salvaram uma pessoa cada um.
Desde o resgate de seis dos 18 tripulantes, quatro navios da Guarda Costeira contam com o apoio de quatro navios civis para localizar o restante dos desaparecidos. Há também o suporte do hidroavião Ocean Sentry que tenta avistar os tripulantes perdidos.
O chefe da área de Nova Orleans do Serviço Nacional de Meteorologia, Benjamin Schott, disse à NBC News que um fenômeno denominado ‘wake low’ (acordar baixo, em português), que ocorre quando há diminuição do ar quente na atmosfera, causou ventos de 112 a 128 km/h, deixando o mar agitado na tarde de ontem.
Embora acidentes sejam cada vez mais incomuns, ainda há perigos associados ao transporte comercial. De acordo com o AGCS Safety and Shipping Review 2020, um total de 951 navios foram perdidos nos últimos 10 anos.