Netflix perde assinantes pela primeira vez em dez anos anos e ações despencam
O gigante de streaming Netflix divulgou nesta terça-feira (19) uma queda de assinantes pela primeira…
O gigante de streaming Netflix divulgou nesta terça-feira (19) uma queda de assinantes pela primeira vez em uma década. A empresa prevê que o número deve continuar caindo no segundo trimestre.
A Netflix perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022 e, com isso, não alcançou a meta de 2,5 milhões de usuários para o período. A decisão da empresa no começo de março de suspender o serviço na Rússia após a invasão da Ucrânia resultou na perda de 700 mil clientes.
“O grande número de lares dividindo contas, combinado com a competição, criou um vento contrário para as receitas. O grande boom do streaming impulsionado pela Covid obscureceu esse cenário até recentemente”, disse a Netflix.
No after-market (após o fechamento do mercado), as ações da empresa despencaram 24%. A última vez que a Netflix havia reportado uma perda de usuários foi em outubro de 2011. Atualmente, o serviço de streaming tem 221,6 milhões de assinantes.
A empresa prevê a perda de 2 milhões de usuários para o segundo trimestre, mesmo com os lançamentos previstos de Stranger Things e Ozark.
A Netflix disse que tentaria estimular o crescimento melhorando a qualidade da programação e das recomendações e buscando cobrar algumas das 100 milhões de residências que compartilham contas.
As receitas no primeiro trimestre cresceram 10%, para US$ 7,89 bilhões, um pouco abaixo da projeção do mercado, de US$ 7,93 bilhões.
Neste ano, a empresa elevou os preços nos Estados Unidos, no Canadá e em outros mercados, incluindo o Reino Unido.
(Com Financial Times)