AFEGANISTÃO

Número de mortos em atentado a aeroporto de Cabul sobe para 108

Ao menos 95 afegãos e 13 militares americanos foram mortos em atentado a aeroporto de…

Ao menos 95 afegãos e 13 militares americanos foram mortos em atentado a aeroporto de Cabul, levando o total de vítimas a 108, segundo a agência de notícias Associated Press. Dentre os afegãos, ao menos 28 eram membros do Talibã. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico Khorasan, braço do EI criado em 2014.

O presidente dos EUA, Joe Biden, lamentou as mortes e prometeu vingança contra os autores da ação, mas reafirmou que considera ter tomado a decisão correta sobre encerrar a operação no país, dizendo que isso evitará a perda de mais vidas americanas. O democrata também prometeu resgatar os americanos e seus aliados afegãos ainda no país.

Outros países também aceleraram o processo de evacuação após o atentado. A Espanha afirmou que todo seu contingente diplomático já foi retirado do Afeganistão, e está em Dubai. O Reino Unido também entrou nos estágios finais de seu plano de resgate, com o Ministério da Defesa britânico dizendo que não convocará mais pessoas ao aeroporto de Cabul.