Aumento no preço

Pão francês tem alta de preço na capital

Alimento foi um dos que mais contribuiu para a inflação da capital

O Instituto Mauro Borges (IMB) divulgará nesta quarta-feira (8) a lista de variação de preços de produtos alimentícios em Goiânia. Em prévia, o pão francês foi um dos que mais pesou para o resultado da inflação na capital, devido ao seu aumento, que ainda não foi divulgado. Além do pão, mais 71 alimentos foram pesquisados. O reajuste da energia elétrica ajudou bastante para a alta dos produtos, pois impacta nos processos de fabricação.

Segundo o gerente de pesquisa e sistemática do IMB, Marcelo Eurico, a variação foi analisada em relação ao mês passado. No caso da alta do pão, não está claro se o trigo foi o responsável direto pela alta no preço do produto. “Analisamos que o fator de custo na produção teve aumento pelo reajuste da conta de energia. Isso impacta na utilização das máquinas”, comenta.

Marcelo destaca que os produtos analisados são os mais presentes nas mesas goianas. “O impacto da diferença será sentido diretamente no orçamento das famílias de baixa renda, que são quem consomem com mais frequência os produtos analisados”, afirma.