SAÚDE

Papa Francisco é submetido a cirurgia no intestino em hospital de Roma

Antes de se internar, o líder da Igreja Católica participou da tradicional oração do Angelus, na praça São Pedro

Novos cardeais reafirmam legado de reformas sob rumores de renúncia do papa
Novos cardeais reafirmam legado de reformas sob rumores de renúncia do papa (Foto: Reprodução/Vatican News)

O papa Francisco será submetido a uma cirurgia neste domingo (4) no Policlinico A. Gemeli, em Roma, para tratar uma estenose (estreitamento do intestino) diverticular sintomática do cólon, informou a assessoria de imprensa do Vaticano.

Segundo o comunicado, o procedimento estava agendado e será realizado pelo especialista e professor Sergio Alfieri. Ao final da cirurgia, um novo boletim sobre o estado de saúde do pontífice será emitido. O papa tem 84 anos. O Vaticano assegura que é uma intervenção de rotina e, portanto, não há apreensão.

Francisco chegou no hospital por volta das 14h30 (horário local). Uma mobilização geral entre os funcionários foi registrada para organizar a estrutura.

Antes de se internar, o líder da Igreja Católica participou da tradicional oração do Angelus, na praça São Pedro, no Vaticano. O papa informou que fará uma viagem em setembro para a Hungria e a Eslováquia, mas não disse que faria a cirurgia.

Saúde de Francisco é considerada boa

A saúde do Papa sempre foi boa, embora Jorge Bergoglio tenha sofrido a remoção de parte do pulmão direito aos 21 anos. O caso foi contado no livro biográfico “O Jesuíta”, escrito pelos jornalistas Francesca Ambrogetti e Sergio Rubin.

À época, após dias de febre e dor, ele foi diagnosticado com pneumonia severa. A doença foi mantida sob controle, mas surgiram três cistos e, após algum tempo, o argentino foi operado para remover a parte superior do pulmão direito.