Pesquisa aponta variação de até 125% em preços de itens para o Dia da Mães
Flor que custava R$ 20 em um estabelecimento foi encontrada a R$ 45 em loja diferente. Especialista faz recomendações sobre o que observar antes das compras
Flores, perfumes e roupas estão entre as formas mais comuns de se presentear matriarcas pelo Dia das Mães. Celebrada este ano no próximo domingo (13), esta será uma data de grandes expectativas também para o mercado. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o período em 2018 deverá ser o melhor desde 2013 e a previsão é de haja aumento de 4,7% nas vendas em relação a 2017. O ânimo do lojista com a retomada econômica pode se traduzir, entretanto, em uma grande variação de preços. Pesquisa do Procon Goiás revela diferença de até 125% em produtos.
Realizado em 25 estabelecimentos de Goiânia, o levantamento apurou a variação de preços de 44 dos itens mais presenteados nesta época do ano. A maior diferença foi registrada entre as flores. Enquanto em um estabelecimento a Gerbera com vaso decorado custava R$ 20, em outro, o valor apurado foi de R$ 45. Entre os perfumes, o SI Giorgio Armani – Eau de Parfum 6511, de 30 ml, foi encontrado de R$ 299 até R$ 478. Veja a tabela a seguir:
Por isso, a gerente de atendimento ao consumidor Rosânia Nunes, alerta que o consumidor deve estar atento e disposto a realizar pesquisa prévia antes mesmo de sair às compras. “A boa expectativa do mercado em relação às vendas deve servir de motivo para que o consumidor esteja mais atento e realize pesquisas para evitar preços abusivos”.
Por outro lado, a pesar da grande diferença constatada entre produtos baratos e mais caros, o Procon reforça que este é um bom momento para compras. “O aumento médio anual dos produtos foi baixo e, em alguns casos, até apresentou redução, como no caso das flores, cujo valor caiu 0,30% e dos perfumes, que registraram queda de 1,64%. Enquanto isso, a inflação média calculada pelo IPCA ficou em 2,53% no mesmo período”.
Clique nos links a seguir para ter acesso às tabelas de preço de perfumes, flores e cestas e eletroeletrônicos.
Dicas
Além da pesquisa de preços, o consumidor deve desconfiar de descontos mirabolantes, evitar parcelamentos a longo prazo e verificar juros que podem estar embutidos na compra. “É preciso verificar quais encargos serão cobrados em caso de atraso nas parcelas, principalmente para quem compra no boleto. Outra dica interessante é definir, antes de sair de casa, quando deverá ser gasto no presente. Assim, fica mais fácil adequar o preço ao bolso, evitando a possibilidade de ficar no vermelho”.
Segundo ela, vale a pena realizar uma pesquisa prévia pela internet. “Vivemos em um período em que tempo é dinheiro. Então, pelo próprio celular, o pessoal pode verificar os preços médios praticados pelo mercado”. Porém, se a compra for realizada pela internet, outros cuidados, também devem ser considerados.
“A primeira coisa a se atentar é a segurança do site. Então, nunca acesse links recebidos por redes sociais, já que por meio delas são disseminados links maliciosos que direcionam o consumidor para sites golpistas”. Ela ressalta ainda que nas compras online, o consumidor tem prazo de sete dias para se arrepender da compra e cancelar o pedido. “Tem direito ao ressarcimento integral do valor pago, inclusive”.
Outro cuidado deve ser tomado no sentido de observar o prazo de entrega estabelecido pela plataforma. “Como o dia das mães é no dia 13, talvez não dê tempo de o produto chegar. Nesse caso, veja se com o valor do frete, o preço total não se aproxima daqueles praticados por lojas físicas, que podem ter a mercadora a pronta entrega”, sublinha a especialista.
Eletrônicos e trocas
Conforme explica Rosânia, é importante que o consumidor separe um tempo para realizar a pesquisa e também o teste de funcionalidade dos produtos. Para ela, no caso de eletrônicos, o teste deve ser feito no interior da loja. “Se levar produto com vício, o lojista tem prazo de até 30 dias para concertar em alguma assistência técnica e entregar o bem em pleno funcionamento. Mas, atenção: o comerciante não é obrigado a fazer a troca imediata, então vá com tempo para apurar todos os aspectos”.
Antes de adquirir, também é importante se atentar à política de trocas de cada empresa. De acordo com Rosânia, empresas não são obrigadas a realizarem trocas por gosto, tamanho, cor ou modelo. “Só se a loja se comprometer, aí ela se vincula a promessa feita ao cliente. Então, para evitar dores de cabeça, solicite que a informação de troca conste por escrito na nota fiscal, recibo ou vale troca juntamente com o prazo”.
As trocas, grande parte das vezes – segundo ela – são parte de estratégias de lojistas para fidelizar os clientes. Porém, a política para produtos específicos como roupas íntimas e maquiagens pode ser diferente dos demais bens disponíveis para compra. “Se optar por esse tipo de presente, se certifique do gosto da pessoa presenteada e também observe os detalhes da política de trocas”, alerta.
Caso o consumidor sinta que foi prejudicado, pode contatar o Procon em ligações pelo 151, na Capital, ou pelo (62) 3201-7124, no interior. Além disso, o órgão possui atendimento pela internet ou presencial na sede fixada na Rua 8 do Setor Central e em postos de atendimento nas unidades do Vapt Vupt.