Economia

PIB volta ao nível do primeiro semestre de 2012

Representando mais de 60% do PIB, o consumo das famílias subiu 0,6% de julho a setembro na comparação com o trimestre anterior, e 1,4% em relação a igual trimestre do ano passado

Com a alta de 0,8% do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, o índice voltou ao nível registrado no primeiro semestre de 2012. Em relação a igual trimestre do ano passado, a alta foi de 1,3%. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a atividade econômica ainda está 5% abaixo do pico registrado no primeiro trimestre de 2014.

O consumo das famílias e os investimentos tiveram papel preponderante no desempenho do PIB do terceiro trimestre, disse nesta sexta-feira (30) Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. Representando mais de 60% do PIB, o consumo subiu 0,6% de julho a setembro na comparação com o trimestre anterior, e 1,4% em relação a igual trimestre do ano passado.

Segundo Palis, uma melhora moderada no acesso ao crédito e no mercado de trabalho influenciaram o desempenho. Analistas ressaltam também que os cerca de R$ 12 bilhões liberados na economia no terceiro trimestre pela liberação do PIS/Pasep tiveram um papel importante no resultado.

Os investimentos registraram forte alta de 6,6% no terceiro trimestre sobre o segundo trimestre, mas muito influenciados pelo efeito das plataformas de petróleo, que, por uma mudança estatística, são contabilizadas como investimento.  A produção de bens de capital também favoreceu os investimentos, com destaque para a produção de caminhões, que reagiu após a paralisação dos caminhoneiros ocorrida no fim de maio.