Polícia investiga caso de jovem morta por usar calça jeans, na Índia
A polícia indiana está investigando o caso de uma adolescente que morreu após ser espancada…
A polícia indiana está investigando o caso de uma adolescente que morreu após ser espancada por membros da própria família após insistir em usar uma calça jeans. Neha Paswan, de 17 anos, foi morta no vilarejo Savrej Kharg, no estado de Uttar Oradesh, Índia.
Segundo informações da BBC, Neha participava de um ritual religioso junto com a família. Ao ser questionada sobre a roupa que estava usando – uma calça jeans e um top – a jovem teria dito que “calças jeans foram feitas para serem usadas”. A resposta teria irritado seus tios e avós, que começaram a espancá-la.
Shakuntala Devi Paswan, mãe da adolescente, disse que Neha foi agredida com pedaços de madeira. Depois a menor ainda foi pendurada em uma ponte de Savrej Kharg.
“Ela manteve um jejum religioso de um dia inteiro. À noite, ela vestia um par de jeans e um top e realizava seus rituais. Quando os avós se opuseram ao seu traje, Neha respondeu que os jeans eram feitos para serem usados e que ela iria usá-lo”, disse Shakuntala.
A mãe de Neha afirma ter ligado para a polícia quando viu que a filha inconsciente, mas os sogros disseram que a levariam para o hospital.
“Eles não me deixaram acompanhá-los, então alertei meus parentes que foram ao hospital distrital procurando por ela, mas não conseguiram encontrá-la”, disse ela.
A polícia indiana encontrou o corpo da menina pendurado na ponte do rio Dandak, na manhã da última terça-feira (27). Os avós, tios, tias, primos e o motorista de Neha foram denunciados como suspeitos pela morte da garota.
Somente os avós, um tio e o motorista foram detidos até o momento. Os acusados ainda não fizeram qualquer declaração pública. A polícia desconfia que o motivo do homicídio possa estar sendo escondido pelos familiares da adolescente.
Shakuntala Devi, pai de Neha, disse que a filha queria ser policial, mas “seus sonhos nunca seriam realizados agora”.
17-year-old Neha Paswan was allegedly killed by relatives because they didn’t like her wearing jeans – just one among many cases of violence against women – often sanctioned by family elders – in a society steeped in patriarchy@geetapandeyBBChttps://t.co/fGXNGf1aNT
— BBC News India (@BBCIndia) July 27, 2021