APENAS VIAGENS ESSENCIAIS

Portugal suspende restrições de voos do Brasil e Reino Unido

O país europeu adotou um sistema de desconfinamento gradual, que está em sua terceira fase

Voos de Portugal ao Brasil estão restringidos (Foto: Divulgação)

Portugal decidiu levantar a suspensão de voos com o Reino Unido e o Brasil que vigorava desde o final de janeiro, mas apenas para “viagens essenciais”, anunciou o Ministério do Interior em comunicado nesta sexta-feira (16).

Depois de ser atingido por uma violenta onda da epidemia de coronavírus no início do ano, Portugal vai entrar na segunda-feira na terceira fase de um plano de desconfinamento gradual, confirmou na quinta à noite o primeiro-ministro, António Costa.

A terceira e penúltima fase de derrubada do lockdown prevê, também, a reabertura de centros comerciais e de cinemas e a permissão para que restaurantes sirvam os clientes no interior do estabelecimento.

As regras se aplicam a praticamente todo o território português, exceto para sete dos 308 municípios, que não passam para a fase seguinte ao excederem uma incidência de 120 casos por 100 mil habitantes durante um mês.

Com 829.358 casos de Covid-19 e 16.933 mortes causadas pela doença, Portugal está atualmente em estado de emergência — o mais alto nível de alerta do país — e permanecerá assim pelo menos até o próximo dia 30. As fronteiras entre o país e a Espanha também permanecerão restritas por pelo menos mais 15 dias, sendo permitida a passagem somente de transportadores e trabalhadores predeterminados.