Gastronomia

Preços de chocolates têm aumento de 1,05% nesta Páscoa, diz Procon em Goiás

Órgão constatou também a redução no tamanho de produtos em comparação ao ano de 2016

 

Os itens de Páscoa estão mais caros e menores neste ano. É o que aponta prévia da pesquisa da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor em Goiás (Procon-GO), divulgada nesta segunda-feira (10). Segundo o órgão, o aumento médio foi de 1,05%, mas a redução no peso de alguns produtos maquia o aumento real do item.

Conforme o Procon, os técnicos observaram uma quantidade menor de produtos expostos à venda. “Na contramão dos ovos de chocolate, as barras de chocolate e os bombons, mais baratos, têm ganhado a preferência nas prateleiras e no estoque por parte dos empresários”, afirma a Superintendência.

Se no ano passado a redução no tamanho dos ovos surpreendeu muita gente, desta vez o impacto maior de redução foram nas caixas de bombons. “Por exemplo, uma caixa de bombom que foi apurado redução no preço médio de (-1,52%), na realidade esconde um aumento médio no preço de 7%. Isso se deve ao fato da caixa de 332 gramas comercializada no ano passado, ter seu tamanho reduzido para 302 gramas”, explica, em nota, o Procon.

A pesquisa visitou 15 estabelecimentos de Goiânia e coletou preços de 49 produtos, dentre ovos de chocolate, caixa de bombons e colomba pascal.