Primeira mulher trans é eleita senadora nos Estados Unidos
Sarah McBride foi eleita para Casa no Estado de Delaware; a democrata venceu com tranquilidade nas primárias
Pela primeira vez na história dos Estados Unidos uma mulher transexual ocupará uma cadeira em um Senado estadual. A democrata Sarah McBride foi eleita nesta terça-feira (3) para a Casa no Estado de Delaware.
McBride, que havia ganhado com tranquilidade nas primárias democratas, irá assumir a cadeira de seu correligionário Harris B. McDowell III, no distrito de Wilmington. Ele está se aposentando após ficar 44 anos no cargo.
Pelo Twitter, a recém-eleita senadora estadual comemorou a vitória, com mais de 83%:
“Espero que esta noite mostre a uma criança LGBTQ que nossa democracia também é grande o suficiente para ela”, escreveu. “Enquanto Delaware continua enfrentando a crise da Covid, é hora de trabalhar para investir nas políticas que farão a diferença para as famílias trabalhadoras”.
Apesar de ser a primeira trans a assumir uma vaga no Senado estadual, McBride não é uma novata na política. Em 2012, também foi a primeira estagiária abertamente transexual na Casa Branca, durante o governo de Barack Obama. Depois, atuou em favor de um projeto de lei estadual para os direitos de pessoas trans em Delaware, que foi sancionado em 2013.
McBride também é secretária de imprensa nacional da Campanha de Direitos Humanos, o maior grupo de direitos civis LGBTs. Em 2016, ao discursar diante democratas, ela também foi a primeira trans a falar em uma convenção nacional de um grande partido.