Uma prisão nos Estados Unidos está sendo processada por supostamente deixar um detento paraplégico sem banho por mais de cinco meses. Grupos de advocacia entraram com uma ação judicial federal contra o St. Louis City Justice Center, localizado na estado do Missouri, alegando que as instalações não possuem estrutura adequada para uma pessoa que precisa de uma cadeira de rodas.
De acordo com a “AP”, a ação detalha que Anthony Tillman, 39, teria recebido uma pia e um pano para se lavar, mas que não conseguiria utilizar os itens por conta de suas limitações físicas. O processo ainda diz que o presídio viola uma lei federal norte-americana, uma vez que não possui chuveiros adaptados para pessoas que necessitam de cadeiras de roda.
“Eu só quero ser tratado de forma justa, como todo mundo deve ser tratado”, disse Tillman em um comunicado divulgado pelo ArchCity Defenders, um dos grupos que entrou com o processo.
Eles afirmam que o detento possui uma bala alojada em suas costas por conta de um tiroteio ocorrido em 2017. O documento ressalta ainda que durante uma passagem anterior pela mesma cadeia, ele caiu no chuveiro e se cortou, o que provocou uma infecção e outras complicações.
Tillman foi preso após ser acusado de ter atirado contra um veículo que possuía uma criança dentro. A ação tem o fim de obrigar a prisão a fornecer equipamentos adequados ao detento. Jacob Long, porta-voz da cidade de St. Louis, não quis se pronunciar sobre o caso.
Clique aqui para ler mais notícias sobre os EUA.