Serviço

Procon Goiás realiza mutirão online e presencial de negociação de dívidas

População poderá participar, gratuitamente, de curso de Educação Financeira e Planejamento do Orçamento Doméstico

O Procon Goiás e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realizam, de hoje (8) até o dia 13 de maio de 2017, um mutirão de renegociação de dívidas. O atendimento poderá ser feito via online ou presencialmente, na sede, situada na Rua 8, nº 242, Setor Central, ou em qualquer unidade do Procon Goiás, nos Vapt Vupts.

Para utilizar o serviço de negociação online, o consumidor deve acessar o endereço eletrônico www.consumidor.gov.br e fazer o registro onde receberá um login e senha. Após a realização do cadastro, o consumidor deve selecionar a empresa cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de dívidas.

Vale lembrar que após finalizar o registro, o fornecedor tem um prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta ao consumidor. Participarão do mutirão de renegociação de dívidas, bancos, financeiras, administradoras de cartão de crédito, que se comprometeram a receber, analisar e responder ao consumidor no prazo fixado.

De acordo com o Procon Goiás, caso a empresa que o consumidor possui dívidas não seja participante do mutirão online, ele pode procurar o órgão para o atendimento presencial para as tentativas de negociação da dívida.

Negociação

Nos quatro primeiros meses deste ano já foram atendidos 2.634 consumidores que procuraram o órgão para negociarem suas dívidas. Desse total, 2.249 tiveram suas dívidas negociadas, o que representa um percentual de 85,8% de êxito nas tentativas de acordo. Previamente à tentativa de negociação da dívida, é muito importante ter o valor da dívida atual calculada para a avaliação das propostas apresentadas pelas empresas. Ainda nesses quatro primeiros meses deste ano, foram atendidos 1.423 consumidores, sendo realizado um total de 9.481 cálculos de diferentes tipos de dívidas.

Além de representar um esforço conjunto dos setores públicos e privados para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem como um dos seus principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.