Região da 44 deve receber 3 milhões de turistas de compras até o fim do ano
Maior movimentação é comemorada por lojistas e também por donos e administradores de hotéis
O Natal já começou para muitos lojistas do Polo comercial da Rua 44. É que desde a segunda quinzena de setembro o fluxo de compradores na região se intensificou. A expectativa da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) é de que cerca de três milhões de turistas passem pela localidade.
“É nessa época que os atacadistas vindos de várias partes do Brasil visitam com mais frequência a nossa região, visando montar estoque para as compras de fim ano em suas cidades”, explica o presidente da AER44, Jairo Gomes. Segundo ele, só no último fim de semana foram mais de 120 ônibus com turistas, mas para as próximas semanas esse número deve subir para 200.
Hotéis
Essa maior movimentação de pessoas é comemorada, não só pelos lojistas, mas também por os donos e administradores de hotéis da região, que começam a registrar um aumento de 25% a 30% na sua taxa de ocupação. Ao todo, são mais de cinco mil leitos oferecidos só na região da 44.
De acordo com o gerente geral do Mega Moda Hotel, Galileu Pereira, já no mês de setembro foi registrado um aumento de 15% na taxa média de ocupação em relação aos meses de agosto, julho e junho. “A tendência é de que tenhamos neste mês de outubro um crescimento de 30% nos grupos de compras. E em novembro, quando é a reta final das compras dos atacadistas, tenhamos um aumento de 40% nesses grupos”, explica Galileu. O Mega Moda é um dos maiores da região, com 410 leitos, e atualmente está com uma taxa de ocupação de quase 60%.
Para os três últimos meses do ano, Lauro Naves, gerente do hotel anexo ao Shopping 44, com 300 leitos, a expectativa é de um aumento entre 20% e 25% na taxa média de ocupação. “Percebemos também que está havendo um aumento no tempo de permanência no hotel. Antes, a movimentação se intensificava a partir das quartas-feiras, mas desde setembro os grupos de compra chegam na quinta-feira e ficam até sábado. Antes os turistas chegavam na quinta e no sábado pela manhã faziam seu check out, hoje eles já chegam na quarta-feira, ou seja, são mais turistas que estão ficando mais tempo “, conta Lauro Naves
Empregos temporários
Para dar conta dessa maior movimentação de turistas algumas galerias e hotéis estão fazendo contratações temporárias para serviços de manutenção, segurança e hotelaria.
Segundo Lauro Naves, recentemente foram contratados cinco funcionários para as áreas de limpeza e segurança. “Contratamos duas pessoas para reforçar os serviços de limpeza no hotel e no shopping e outras três para o trabalho de segurança. Num levantamento interno com nossos lojistas apuramos cerca de 50 vendedores temporários devem ser contratados”, revela.
Galileu Pereira, gerente geral do Mega Moda Hotel, revela que para os meses de outubro e novembro haverá reforço de pessoal na segurança e no serviço de hospedagem. “No mês de novembro sempre trabalhamos com camareira extras, que trabalham como temporárias”, explica o gerente geral.
Segurança
Na expectativa de um movimento ainda maior no fluxo de turistas de compras, o presidente da AER44, Jairo Gomes, alerta para que a prefeitura mantenha o trabalho de fiscalização urbana na região. “Com esse aumento de fluxo de compradores os ambulantes irregulares vão querer voltar a invadir as calçadas. Já estamos também oficiando a Polícia Militar para reforçar a segurança aqui na região e com isso garantir mais tranquilidade para nosso turista de compras”, afirma.