Atacado

Região da Rua 44 registra aumento de 28% de consumidores

Segundo balanço feito pela Associação Empresarial da Região, mais de um milhão de passaram pelo local em dezembro do ano passado. Movimentação financeira chegou a R$ 600 milhões

Um balanço feito pela Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) sobre a movimentação na região revela que, apenas no mês de dezembro, cerca de um milhão de pessoas passaram pelas galerias da 44. O presidente da AER44, Jairo Gomes estima um aumento de 28% no fluxo de compradores que passaram pelas ruas da 44 no último fim de ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Nos meses de novembro e dezembro, quase a metade (45%) dos turistas de compras que recebemos foi formada pelos atacadistas do Centro-oeste, especialmente aqueles que vêm da Grande Goiânia e do interior do Estado, mas 55% são de visitantes de outras regiões do País, especialmente o sudestes e norte”, explica o presidente a AER44.

De acordo com o levantamento, depois do Centro-oeste, o sudeste do País, especialmente Minas Gerais e o interior de São Paulo, é a principal origem dos turistas de compras da 44, com 26,7% do fluxo de atacadistas vindo desta região; seguida do norte com 17,8%; do nordeste, com 6,5%; e o sul com 4%.

Jairo afirma que, diferente do que ocorreu em anos anteriores, neste último mês de dezembro os compradores atacadistas continuaram vindo à região. “Antes as vendas de atacado eram fortes até no máximo na primeira quinzena de novembro, depois praticamente parava, mas neste ano o movimento atacadista se manteve intenso mesmo dias antes do Natal”, esclarece Jairo Gomes.

Atacarejo

O presidente da AER44 acrescenta ainda que houve um aumento grande das vendas no varejo e no atacarejo, que são clientes ou grupos de clientes que compram numa maior quantidade, mas para uso pessoal e não para revenda. “Acredito que com as dificuldades financeiras que as famílias viveram em 2016, em virtude da crise econômica no Brasil, a região da 44 transformou-se numa alternativa interessante para as compras de fim de ano. Interessante porque encontraram aqui produtos baratos e de excelente qualidade”,disse.

O balanço feito pela AER44 estima que os cerca de um milhão de compradores que passaram pela 44, somente no mês de dezembro, tenham movimentado mais de R$ 600 milhões de reais. Entre os que comemoram esses números está a lojista Larissa Moura Noda. Ela conta que registou um aumento de 40% nas vendas do varejo em relação ao ano passado. “O movimento do varejo surpreendeu este ano, foi muito bom. E isso é importante, porque, embora o nosso foco seja os atacadistas, é esse cliente do varejo que nos ajuda a segurar as despesas no final de dezembro e em janeiro, até o retorno dos atacadistas em fevereiro e março”, explica a lojista.