Revolução tecnológica impacta todas as profissões
Empreendedorismo 4.0 foi imposto pela pandemia
Do direito à medicina, todas as profissões estão sendo impactadas pela nova revolução tecnológica. Por consequência, constantemente a forma como fazemos as coisas é transformada pela criatividade humana.
Passado
Eu mesmo pude presenciar algumas transformações bastante relevantes. Uma delas foi a evolução da telefonia. Quando comecei a trabalhar no meu primeiro emprego formal, há 30 anos, a central telefônica era impressionante. Por exemplo, as conexões eram feitas através de cabos, coisas que muitos tiveram a oportunidade de conhecer apenas nos filmes retrô como John Wick, Capitão América e Darkest Hour (sobre o Churchill).
Da mesma forma, quando inventaram o BIP foi fantástico, o meu ficava pendurado na cintura. Toda vez que ele tremia eu parava num orelhão e ligava na central para ver o recado. Em pouco tempo o BIP evoluiu e a mensagem já chegava direito no visor.
Logo depois, chegou o inacessível aparelho celular. O meu primeiro foi um Motorola PT-550. Me recordo que quando eu comecei a viajar pelo Brasil a trabalho, a conta que a empresa pagava era maior que o meu salário. E para não ficar fora de moda, ele também ficava na cintura.
Em seguida lançaram o Black Barry. Os e-mails chegavam em tempo real no celular, onde quer que você estivesse poderia respondê-los. Assim, acordava várias vezes no meio da noite para conferir a caixa de entrada e responder imediatamente.
Atualidade
Como resultado, hoje estamos na era do Smartphone, aparelho revolucionário que mudou a vida e o negócio de muitas pessoas.
Nesse sentido, o mundo ficou mais dinâmico e produtivo. Agora o mais importante é se adaptar a constante inovação tecnológica, que só tende a aumentar com o passar dos anos.
Essa realidade foi ainda mais acelerada pela pandemia da Covid-19, que em razão do isolamento social, impôs mudanças drásticas no comportamento das pessoas e empresas.
Futuro
Em conclusão, nossa vida mudou e a de fazer negócios também. Diante disso, é fundamental refletir diariamente sobre como iremos nos reinventar para nos adequarmos ao novo mundo virtual e as inovações tecnológicas.
Não podemos deixar para depois, estamos diante de uma nova seleção natural, quem não se adaptar será extinto.
Se quiser falar mais sobre o assunto: @romanhol