REAJUSTE

Serviços funerários de Goiânia aumentarão 50% até 1º de janeiro

Titular da pasta de Desenvolvimento Humano e Social afirma que não atualização desde 2019

Serviços funerários de Goiânia aumentarão 50% até 1º de janeiro (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Decreto publicado pelo Diário Oficial de Goiânia na segunda-feira (11) prevê o reajuste de 50% nas tarifas de serviços funerários da cidade até o ano que vem. O aumento, contudo, será aplicado em duas parcelas de 25%, sendo a primeira para este ano e a segunda para 1º de janeiro de 2023.

Vale citar, os serviços funerários ocorrem na capital por meio de concessionárias em contrato com a prefeitura. Na prática, o reajuste será de 56,25%, já que os 25% de janeiro ocorrerão sobre os já reajustados valores que passaram a valer na publicação do decreto – o cálculo foi feito por O Popular.

“Justifica-se o reajuste pelo fato de que as tarifas de serviços funerários estão sem atualização desde o ano de 2019 e encontram-se defasadas em face da crescente inflação, além da crise pós pandêmica sanitária que ocasionou a escassez de materiais e insumos”, diz trecho da justificativa que acompanha o decreto.

E mais: “Cumpre ressaltar que, o aumento no número de óbitos no Brasil devido à pandemia de Covid-19 tem pressionado o setor funerário em todo o país, por consequência, as empresas especializadas se viram obrigadas a rever procedimentos e rotinas para suprir a maior demanda e adquirir equipamentos de proteção individual, considerando que a transmissão de doenças infecciosas também pode ocorrer por meio do manejo de corpos.”

Ainda segundo a explicação, a divisão do reajuste em duas parcelas visa o “menor impacto para a população”. O documento é assinado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Nélio Fortunato de Oliveira.

O Mais Goiás entrou em contato com a pasta de Desenvolvimento Humano e Social por e-mail e aguarda retorno.