Sindicato prevê aumento de 10% a 15% na venda de flores no feriado de Finados, em Goiás
Tradicionalmente, as flores mais vendidas na época são: crisântemo, rosa branca, astromélia, lírio e gérbera
O Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) estima crescimento de 10% a 15% nas vendas de plantas e flores naturais em Goiás neste Dia de Finados, quinta-feira (2), em relação a 2022. O Sindilojas, todavia, não informa os valores do ano passado e a expctativa de 2023.
Ainda conforme o Sindicato, tradicionalmente, as flores mais vendidas na época são: crisântemo, rosa branca, astromélia, lírio e gérbera.
Para o País, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a data representa 3% do faturamento anual do setor de floricultura. A previsão é de R$ 20,2 bi em todo 2023. Assim, a estimativa é de R$ 606 milhões nacionalmente para a data.
Preparação em Goiânia
Em Goiânia, a Companhia de Urbanização (Comurg) deu início a limpeza e manutenção dos quatro cemitérios municipais para o feriado, na segunda-feira (30). De acordo com a pasta, os trabalhos prioritários serão roçagem de mato, capina da grama, varrição, rastelação, remoção de lixo e a pintura dos meios-fios nas áreas internas e externas.
Os quatro cemitérios receberão os serviços simultaneamente durante esta semana. São eles: Cemitério Santana, no Setor dos Funcionários; Cemitério Parque, no Urias Magalhães; Cemitério Vale da Paz, na GO-020, saída para Bela Vista; e Cemitério Jardim da Saudade, no Setor Maísa, saída para Trindade.
Ponto facultativo
Em relação ao serviço público, Goiânia decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (3) que sucede o feriado. Serviços essenciais que exijam plantão, como relacionados a saúde, fiscalização e coleta de lixo funcionarão normalmente. O Estado de Goiás também vai “emendar” o feriado.