Um terremoto abalou ilhas da Nova Caledônia na manhã desta quarta-feira (10). Os tremores chegaram a 7,5 na Escala Richter, o que indica possíveis danos graves. Há um alerta de possível tsunami na região. Por enquanto não existem dados sobre vítimas.
O National Tsunami Warning Center, dos Estados Unidos, emitiu o alerta de tsunami na região onde houve terremoto, incluindo também Samoa Americana, Fiji e Nova Zelândia. As informações ainda estão sendo revistas para determinar o alcance da ameaça.
O epicentro do terremoto foi no sudeste do arquipélago das ilhas Lealdade, em Nova Caledônia, de acordo com o USGS (Centro Geológico dos Estados Unidos).
Além do tremor principal, foram registrados pelo menos mais três terremotos em regiões próximas, com intensidade menor (de 5,7 a 6,1 na Escala Richter). Nova Caledônia fica no sudoeste do Oceano Pacífico, 1.500 quilômetros ao leste da Austrália. A região afetada pelo terremoto é parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma das áreas com maior atividade sísmica do planeta.