CNPS

Teto de juros do consignado a aposentados cai a 1,91%

Limite para a modalidade de cartão de crédito também caiu: foi de 2,89% ao mês para 2,83%

Teto de juros do consignado a aposentados cai a 1,91% (Foto: Agência Brasil)

Em reunião na tarde de hoje, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) derrubou o teto da taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS de 1,97% ao mês, patamar de março, para 1,91%. O limite para a modalidade de cartão de crédito também caiu: foi de 2,89% ao mês para 2,83%.

Outra mudança definida pelo colegiado é relativa aos cálculos futuros. Nas próximas reuniões, o CNPS deve passar a seguir a movimentação da taxa Selic, o índice básico de juros do BC, para definir proporcionalmente o teto a ser cobrado dos aposentados em suas folhas de pagamento.

Dos 14 votos possíveis, somente um foi contrário à nova redução e à oscilação ligada à Selic.

A oscilação de hoje, com recuo de 0,06 ponto percentual para os empréstimos e cartões, já foi calculada a partir da decisão mais recente do Copom último dia 2, quando a Selic saiu de 13,75% ao ano para 13,25% (queda de 0,5 ponto percentual).

Antes de acertar o tom nas negociações com os bancos, há cinco meses, o governo teve problemas ao ao fixar o teto do consignado em 1,70% ao mês. As instituições financeiras afirmararam que o patamar inviabilizava a concessão de empréstimos e suspenderam temporariamente as operações, retomadas após a mudança para 1,97%.

Na alteração de hoje, houve alinhamento prévio com o Ministério da Fazenda e os bancos públicos (BB e Caixa).