TELEFONIA

TIM é multada em R$ 800 mil por propaganda enganosa

Operadora não informou com clareza mudança de regra em bloqueio no acesso ao fim da franquia de dados, diz órgão de defesa do consumidor

Justiça obriga mulher a remover xingamentos feitos ao pai da filha dela em redes sociais
(Foto: Agência Brasil)

A operadora de telefonia TIM foi multada em R$ 800 mil pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por violação do dever de informação e publicidade enganosa.

Segundo o DPDC, a alteração nas regras da Anatel, em 2014, que permitia o bloqueio de acesso à internet ao fim da franquia de dados para consumidores de serviço móvel pessoal (SMP), não foi devidamente informada aos clientes da operadora, o que fere direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os recursos arrecadados com multa serão direcionados ao  Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Caso a empresa decida pagar a multa sem recorrer fará jus a um desconto sobre o valor total da penalidade.

Procurada, a  TIM informou ainda não ter recebido a notificação e afirmou que tomará as medidas cabíveis após tomar conhecimento do teor da decisão.