Natal

Treinamento gratuito para temporários em Goiânia começa nesta segunda-feira

Participantes terão o currículo disponibilizado para as lojas pelo Sindilojas-GO. Procura pela capacitação é a mais alta dos últimos nove anos

Está confirmada para a próxima segunda-feira (05), no Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás), a primeira turma do curso para capacitar quem busca uma vaga de emprego temporário como vendedor neste fim de ano. A procura pelo treinamento em 2018 foi recorde. Até o momento, já foram realizadas cerca de 1,5 mil inscrições e algumas turmas extras foram abertas para contemplar a grande demanda de interessados.

A programação de treinamento é dividida em dois dias e as aulas serão ministradas sempre na sede do Sindilojas-GO. Algumas turmas receberão treinamento no horário da manhã –  08h às 12h – e outras no período da tarde – 12h às 18h. Novas inscrições poderão ser feitas a partir de terça-feira (06) pelo telefone (62) 3541-3054.

O objetivo dos cursos é dar boas noções de técnicas em vendas e atendimento qualificado, apresentar formas corretas de relacionamento com o cliente e demonstrar maneiras eficazes de comunicação. “O setor varejista projeta um Natal um pouco mais fraco que em 2017, mas bem melhor que no auge da crise econômica. É por isso que o Sindilojas-GO, na condição de representante dos empresários varejistas, promove esse treinamento. Se queremos um fim de ano melhor, precisamos de vendedores bem capacitados. Não podemos perder vendas, haja vista que o varejo já amargou um tempo considerável de prejuízos”, explica Eduardo Gomes, presidente do Sindilojas-GO.

O candidato que participa do treinamento gratuito oferecido pelo sindicato recebe certificado e ainda pode ter o currículo disponibilizado para as lojas que estejam selecionando profissionais temporários. O presidente do Sindilojas-GO ressalta que as empresas podem fazer uso dos currículos que a entidade oferece. “O empresário deve procurar o sindicato e escolher em nosso banco de candidatos aqueles que mais se encaixam no perfil da sua loja”, explica Gomes.

Perspectiva de queda

A expectativa para contratações de empregados temporários e volume de vendas  em 2018 é menor que em 2017. Levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) aponta que este ano devem ser contratados em todo o país cerca de 72,7 mil trabalhadores temporários no varejo  – um recuo de 1,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao volume de vendas, a CNC prevê avanço de 2,3% no varejo, o equivalente à movimentação de R$ 34,4 bilhões até dezembro. Em 2017, o crescimento sobre o ano anterior foi de 3,9%.

Para Goiás, o Sindilojas-GO estima que a tendência de queda em vendas e contratações também repita os números nacionais “O ligeiro recuo nas vendas e contratações não significa que teremos um Natal desastroso como no período de recessão. O lojista precisará ter criatividade para não perder vendas. Contratar temporários qualificados é uma das recomendações do Sindilojas-GO”, explica Gomes.