Três cidades goianas estão entre as 100 mais empreendedoras do País
Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap),…
Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Goiânia, Anápolis e Aparecida estão entre as 100 cidades mais empreendedoras do País, em 2020.
“O esforço de cada empreendedor aliado ao trabalho que fazemos para incentivar e facilitar a vida de quem acredita em Aparecida gera resultados positivos como, por exemplo, novos empregos e receitas. Vamos continuar trabalhando para que a cultura do empreendedorismo seja ainda mais forte e estimule novos negócios”, celebrou o prefeito aparecidense Gustavo Mendanha (MDB), que está no segundo mandato.
Segundo o ranking, a cidade ocupou a 86ª posição, sendo a terceira de Goiás. O estudo, destaca-se, foi feito em parceria com o Instituto Empreender Endeavor, organização sediada em Nova York que apoia empreendedores com potencial de impacto econômico e social em suas regiões. Ele avalia: infraestrutura, ambiente regulatório, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Para Mendanha, esse tipo de notícia deixa a administração municipal ainda mais confiante na cidade. “Nossa gente é guerreira; não desiste e vai atrás dos seus objetivos.” Apesar do ano de crise pandêmica, Aparecida adotou medidas para incentivas o setor produtivo, revela o prefeito. Dentre elas, destacam-se: a desburocratização de processos para abertura de novas empresas, alterações no Código Tributário Municipal (CTM), extinção e/ou redução de taxas regulatórias e escalonamento regional das atividades comerciais, em vez de fechar totalmente as atividades comerciais.
Anápolis
Já Anápolis, que ficou na 75ª posição, e segunda no Estado, o prefeito Roberto Naves (Progressistas) – também reeleito – disse que o intuito é atingir índices ainda mais positivos que permitam o desenvolvimento econômico e a abertura de oportunidades a quem quiser investir. “Ficamos felizes com o resultado, mas queremos mais”, declarou ao Mais Goiás.
Ele lembrou, ainda, que o município também conquistou a melhor posição de uma cidade de toda a região centro-oeste na geração de emprego em 2020, sendo a 11ª que mais gerou empregos em todo o Brasil. “Superamos dificuldades como a pandemia sempre com responsabilidade. Para estas conquistas, a parceria com a população foi fundamental”, comemora.
“Nosso objetivo é este: criar um ambiente favorável, com incentivos e a oportunidade de criação de parcerias que facilitem o empreendedor e a geração de emprego”, arremata.
Goiânia
Goiânia, por sua vez, ficou na posição 52ª no geral e em primeiro em Goiás. Apesar de assumindo neste ano a cidade, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), o portal procurou a assessoria do gestor, que se comprometeu a enviar um comentário sobre o resultado. Quando o fizer, a matéria será atualizada.