LUTO

Tripulação de submarino cantou canção chamada ‘Adeus’ antes de naufragar; vídeo

Último Adeus: Um comovente vídeo exibindo imagens de parte da tripulação do submarino indonésio que…

Último Adeus: Um comovente vídeo exibindo imagens de parte da tripulação do submarino indonésio que naufragou no Mar de Bali foi divulgado pelo site do jornal The Guardian.

Na gravação, a tripulação entoa uma canção de despedida. O vídeo, filmado algumas semanas antes do KRI Nanggala 402 naufragar, matando seus 53 tripulantes, mostra membros da equipe cantando “Sampai Jumpa”, um sucesso indonésio cujo título significa “Adeus”.

O comandante do submarino, Heri Oktavian, estava entre o grupo, e o vídeo fora gravado em uma homenagem a ele, que se despedia do cargo. “Embora não esteja pronto para sentir sua falta, não estou pronto para viver sem você”, cantavam os marinheiros. “Desejo tudo de melhor para você”.

O submarino de fabricação alemã – um dos cinco da frota da Indonésia – desapareceu na manhã da quarta-feira, dia 21, enquanto realizava exercícios de treinamento de torpedo, em Bali. A embarcação foi localizada somente no domingo, quatro dias após desaparecer dos radares.

A estrutura estava em pedaços, no fundo do mar, a cerca de 800 metros de profundidade.

Video shows Indonesian submarine crew singing in the weeks before vessel sank

Filho de militar do submarino implorou para o pai não embarcar

O filho de Lettu Imam Adi, primeiro-tenente da Marinha Indonésia que desapareceu junto com 52 tripulantes a bordo do submarino KRI Nanggala 402, tentou impedir que o pai embarcasse na missão. Um vídeo compartilhado pela esposa do militar nas redes sociais, mostra a criança de apenas dois anos chorando e implorando para que o pai não saísse.

Na gravação é possível ver que, durante a tentativa, o menino ainda tenta trancar a porta do cômodo que o pai estava.

De acordo com Edy Sujianto, pai do primeiro-tenente, o vídeo foi gravado no dia em que seu filho embarcou no submarino. “Não é comum que meu neto tente impedir a ida do pai dele ao trabalho. [Imam Adi] realmente não poderia ter passado pela porta”, lamentou Sujianto.

Assista ao vídeo aqui!