Vendas de ovos de Páscoa devem crescer 5% este ano em Goiás
Essa é expectativa da Associação Goiana de Supermercado (Agos). Apesar da projeção, momento é vista com cautela pelos empresários
Faltando 23 dias para a Páscoa, já possível ver em diversos estabelecimentos corredores cobertos com vários tipos de ovos de chocolate que fazem a alegria de crianças e adultos. Apensar de tanto fascínio, o comércio goiano se preparou para a data com cautela este ano.
Segundo o presidente da Associação Goiana de Supermercado (Agos), Nelson Alexandrino, em 2018, a projeção de crescimento das vendas varia de 5% a 10% em relação ao ano passado. “Em 2017, houve procura, mas muitos produtos ficaram em estoque e isso acarretou em várias promoções pós páscoa. Com isso, comerciantes ficaram um tanto receosos sobre quantidade de estoque nesse ano”, destaca.
Em relação aos preços, o presidente afirma que, até o momento, não houve uma variação gritante de valores de vendas e que muitos produtos sofreram algum tipo de modificação física. “Notamos que muitas fabricantes diminuíram a sua gramagem e colocaram preços mais acessíveis. Vimos também que muitos preços estão igualados ao do ano passado”, comenta.
O estudante universitário, João Pedro Guimarães, de 21 anos, que tem o hábito de comprar dois ovos de páscoa por ano viu na prática essa alteração da estratégia das empresas quando foi às lojas. Ele conta que muitos ovos realmente abaixaram o seu peso e tamanho e que a maioria das promoções foram notadas nos produtos que trazem algum tipo de brinde. “Nos ovos que vêm brinquedos eu vi algumas promoções , mas antigamente os brinquedos vinham dentro do próprio ovo. Agora o ovo vem dentro do brinquedo. O chocolate virou segunda escolha,” observa.
Por conta dessas promoções antes da data, o presidente destaca que os consumidores devem prestar atenção nos preços e produtos. Segundo ele, a oferta pode ter um caráter de enganação. “Hoje acontecem muitas promoções falsas em diversos estabelecimentos. As pessoas devem entender que a promoção é quando a venda está fraca ou já passou a data. Para não ficar com um estoque com risco de perder, são realizadas com preços mais chamativos. Mas, por agora, muitas dessas podem ter um sentido de ‘gato por lebre'”, encerra.
O Procon Goiás está realizando levantamentos sobre os preços de ovos, mas que o resultado da pesquisa sairá no próximo dia 22.