Concurso público

Edital do concurso da Segurança Pública será publicado no dia 22 de julho

Em anúncio conjunto das secretarias de Gestão e Planejamento (Segplan) e da Segurança Pública e…

Em anúncio conjunto das secretarias de Gestão e Planejamento (Segplan) e da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSAP), o Governo de Goiás confirmou, na manhã desta quinta-feira (30/6), as datas de publicação de editais de concursos para as polícias Civil e Militar. O edital do certame para agentes e escrivães da Polícia Civil será publicado no dia 22 de julho. Já para os cargos militares a publicação está prevista para o dia 19 de agosto.

Os concursos oferecem 280 vagas para agente de Polícia Civil substituto, 220 para escrivão de Polícia Civil substituto e 2,5 mil para soldado de 3ª classe da Polícia Militar. O salário inicial é de R$ 1,5 mil e a exigência para todos é de curso superior, conforme lei aprovada na Assembleia Legislativa.

De acordo com o vice-governador e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Eliton, os critérios foram estabelecidos após discussões com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e entidades que representam os servidores das forças de segurança. José Eliton lembrou, ainda, que, com os benefícios das carreiras (como gratificações e horas extras), o vencimento mensal pode chegar a R$ 3 mil.

Secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita informou que a empresa contratada para realizar as provas da Polícia Civil foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Já a instituição que será responsável pelo certame da Polícia Militar ainda não está definida – o que ocorrerá nos próximos dias.

Também deverão ser divulgados nos próximos dias os cronogramas para os concursos para o Corpo de Bombeiros, delegados da Polícia Civil, oficiais para a Polícia Militar e fiscais para a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-GO). Assim, serão 3.396 novos servidores na Segurança Pública.

Papiloscopistas

O vice-governador e secretário da Segurança Pública ainda assinou, durante o evento, a convocação de 50% dos aprovados no último concurso para papiloscopistas, que atuarão diretamente junto à Direção da Polícia Civil. O restante dos 100 aprovados será chamado posteriormente.

Ainda durante da solenidade, a Segplan assinou um Termo de Permissão de Uso de área pública pela Fundação Tiradentes. No local, já funciona o Hospital da Polícia Militar. O termo legaliza a cessão temporária da área, sem data para término.