CORRIDA PRESIDENCIAL

Eleições 2022: Simone Tebet diz que não ficará omissa no segundo turno

Emedebista terminou a corrida presidencial em terceiro lugar, com 4,17% dos votos

Simone Tebet (MDB) foi candidata à presidência da República (Foto: Reprodução - Rede Globo)

Simone Tebet (MDB) terminou a corrida pela Presidência da República em terceiro lugar, somando 4,16% dos votos válidos. Em coletiva de imprensa na noite deste domingo (2), a emedebista reforçou que não será omissa no segundo turno entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Tebet afirmou que vai esperar os partidos de sua base, MDB, PSDB, Cidadania e Podemos, para se posicionar. E cobrou celeridade das legendas para que possa dar uma resposta ao eleitorado.

“Quero dizer, com todo o respeito, respeito o processo eleitoral, que não terminou agora porque agora é hora dos presidentes dos nossos partidos se posicionarem e pronunciarem. Eu espero que o façam e o façam rapidamente para que depois eu possa, como candidata à presidência que fui, nesse momento tão complexo, onde nós temos, sim, que analisar os resultados da urna para que eu possa me posicionar”, disse Simone.

*com informações do G1

Sem Simone Tebet e sem Ciro Gomes: segundo turno será decidido entre Lula e Bolsonaro

O cenário que se desenhou no fim deste domingo (2) foi de segundo turno na corrida ao Palácio do Planalto. Lula (PT) terminou com 48,30% dos votos válidos e Bolsonaro (PL), com 43,31%.

Logo depois, em terceiro lugar, está Simone Tebet (MDB), com 4,16%. Ciro Gomes (PDT), que tentou o pleito pela quarta vez, aparece no próximo lugar do ranking, somando 3,05% dos votos.

Em quinto, está Soraya Thronicke (União Brasil), com 0,51%.

De acordo com a Constituição Federal, o segundo turno para presidente da República e governadores dos Estados acontece quando nenhum candidato consegue a maioria absoluta dos votos.

A nova votação sempre acontece no último domingo de outubro e, em 2022, será no dia 30.