VOTAÇÃO

Eleições 2022 terão horário único conforme Brasília; locais com fusos deverão se adaptar

No Acre, onde a diferença é de duas horas, o pleito será das 6h às 15h; para Goiás, nada muda

Foto: Agência Brasil - Divulgação

As eleições deste ano ocorrerão em todas as unidades federativas das 8h às 17h conforme horário de Brasília. Para Goiás, nada muda, mas algumas cidades fusos diferentes precisarão se adequar.

No Acre (onde a diferença é de duas horas), o pleito será das 6h às 15h. No Amazonas, em 11 municípios (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença), o período de votação será também de 6h às 15h. Nos outros 51 municípios daquele Estado, de 7h às 16h.

Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima têm diferença de 1h, então o processo democrático ocorrerá das 7h às 16h. Em Fernando de Noronha (PE), das 9h às 18h. Desta forma, a divulgação dos resultados das eleições começará às 17h de acordo com o horário de Brasília.

Vale citar, a nova regra ocorreu em decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no fim de 2021. Aqueles eleitores que ainda estiverem na fila às 17h poderão votar mesmo após esse horário.

Antes desta nova regra, a divulgação de resultados começava só após o horário de votação do Acre. O intuito era impedir que os dados influenciassem o pleito.

(Foto: Reprodução – TSE)