ELEIÇÕES 2022

Eleitores filmam e fotografam momento do voto em Goiânia; prática é vedada

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informou ter registrado somente oito ocorrências por crime eleitoral em todo o estado

Eleitores de Goiânia publicaram, nas redes sociais, fotos e filmagens do momento do voto em uma seção eleitoral de Goiânia neste domingo (30). A prática é vedada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pode resultar em prisão.

Em um vídeo publicado no Instagram encaminhado ao Mais Goiás, um eleitor filma o momento em que digita os números do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Após confirmar, faz um gesto de “positivo” com o polegar. Assista abaixo.

Em outro caso, também encaminhado à reportagem, uma eleitora publicou a foto do momento do voto nas redes sociais.

Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informou ter registrado somente oito ocorrências por crime eleitoral em todo o estado, até as 9h30 deste domingo.

Seis destas notificações, ou seja, a maioria, foram de eleitores que tentaram fotografar o voto dentro da cabine eletrônica, o que configura quebra de sigilo de voto.

Decisão

O TSE decidiu por unanimidade em agosto proibição de entrada de aparelhos eletrônicos na cabine de votação. O eleitor não vai poder entrar na cabine com o celular no bolso, nem mesmo se estiver desligado.

A decisão visa garantir o sigilo do voto e evitar qualquer tipo de pressão sobre o eleitor.