Eleitores se dizem aliviados por não encontrar mesmas filas do 1º turno em Goiânia
Em Goiás, os eleitores votam apenas para a eleição presidencial. Fator pode estar contribuindo para a agilidade
O eleitor Geraldo Hipólito de Carvalho, de 61 anos, diz ter ficado impressionado com a agilidade do tempo de votação neste domingo (30), segundo turno da eleição. Ele chegou no Centro de Educação em Período Integral Sudoeste, em Goiânia, após a abertura dos portões e, pouco menos de um minuto depois, já havia confirmado a escolha de seu candidato a presidência.
“Meu tempo de votação foi impressionante, eu não levei mais do que 60 segundos, um minuto. Eu cheguei, entrei, fiz todo o procedimento, me dirigi a urna e confirmei meu voto. Não gastei um minuto pra votar”, afirmou Geraldo.
Em Goiás, os eleitores votam apenas para a eleição presidencial, considerando que Ronaldo Caiado (UB) já foi eleito no 1° turno como governador do Estado. Fator pode estar contribuindo para a agilidade da votação.
A enfermeira Maria José Pinheiro, de 60 anos, diz que no primeiro turno das eleições optou por votar mais tarde e acabou enfrentando uma longa fila. Dessa vez, ela chegou mais cedo e levou em torno de três minutos para concluir a escolha de seu candidato. “Está bem mais rápido, levei no máximo uns três minutos”, disse.
A eleitora votou usando o adesivo do candidato a reeleição da presidência, Jair Bolsonaro, e acessórios verde-amarelho. Ao Mais Goiás, Maria José explicou que achava que os quatro anos de mandato do atual presidente foram “muito pouco” para que ele mostrasse seu governo. “A nossa unica esperança é o Bolsonaro. Ele vai melhorar mais porque ele teve só quatro anos. Quatro anos não da pra fazer nada”, afirma.
Eleições em Goiás
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral, desde que atualizado e com foto.
Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência.