ESTADUAL

Em conselho técnico do Goianão 2023, FGF e clubes definem nova fórmula de disputa para o estadual

O Goianão está previsto para iniciar no dia 12 de janeiro e seguir até o dia 9 de abril

Conselho técnico do Goianão 2023. Foto: Felipe André - Mais Goiás

Foi realizado nesta segunda-feira (7), o conselho técnico do Campeonato Goiano 2023. Em reunião entre os clubes participantes e representantes da Federação Goiana de Futebol ficou definido que o Goianão terá uma nova fórmula de disputa para os próximos dois anos. A competição da próxima temporada deverá começar no dia 12 de janeiro e seguir até o dia 9 de abril.

Diferente das últimas edições em que os clubes eram divididos em dois grupos de 6, na edição 2023 e 2024 do Goianão, a fórmula de disputa será diferente. Na primeira fase, a disputa será de pontos corridos, onde todos jogam contra todos. Os oito melhores times avançam para as quartas de final e assim por diante.

Ao todo, serão 17 datas para a disputa do Goianão 2023. Com 11 jogos na primeira fase, as 6 melhores equipes deste ano fazem 6 jogos como mandante e as outras equipes apenas 5. Quartas de final, semifinal e final terão jogos de ida e volta. Também foi divulgado os mandos de campos para os clássicos. Atlético x Goiás com mando do Dragão, Goiás x Vila Nova com mando do esmeraldino e Vila Nova x Atlético com mando do Tigrão.

Em relação a inscrições de jogadores, o conselho técnico definiu que os times só poderão inscrever atletas até a 8ª rodada. Já para a fase mata-mata, os clubes que avançarem poderão inscrever mais dois jogadores nas quartas de final. Foi definido que o VAR será liberado e a utilização dele dependerá da vontade dos clube.